Na manhã desta quinta-feira, 01, o Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), desencadeou a Operação Involuto em diversos municípios, incluindo Bela Vista do Maranhão. A ação visa desmantelar uma organização criminosa suspeita de crimes como lavagem de capitais, fraude a licitação, peculato, corrupção, entre outros.
Após delegação do procurador-geral de justiça, o Gaeco concentra suas investigações no prefeito de Bela Vista do Maranhão, José Augusto Sousa Veloso Filho, e na secretária municipal de Finanças, Almerinda Alves de Sousa, além de ex-servidores públicos, empresários e a empresa Alpha Locações e Serviços LTDA, contratada pelo município. No total, 19 mandados de busca e apreensão estão sendo executados, com o bloqueio de R$ 5.085.097,50 nas contas dos envolvidos.
A operação conta com o suporte operacional da Polícia Rodoviária Federal, envolvendo cerca de 60 agentes distribuídos em 19 equipes. Promotores de justiça de diferentes núcleos do Gaeco, além da Polícia Civil e Promotores de Justiça de várias comarcas do Maranhão, participam da ação. O apoio da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei-MPMA) e do Grupo de Atuação de Inteligência e Segurança (GSI), juntamente com o Gaeco do MP do Pará, reforça os levantamentos e cumprimento dos mandados.