Polícia Federal e CGU, fazem operação  contra fraudes em licitações nos municípios de Santa Inês/MA, Santa Luzia/MA e Pindaré-Mirim/MA

Polícia Federal e CGU, fazem operação contra fraudes em licitações nos municípios de Santa Inês/MA, Santa Luzia/MA e Pindaré-Mirim/MA

A Polí­cia Fed­er­al, jun­ta­mente com a Con­tro­lado­ria Ger­al da União, defla­grou, na man­hã des­ta quin­ta-feira, 11/1, nas cidades de San­ta Inês/MA, San­ta Luzia/MA e Pin­daré-Mir­im/­MA a Oper­ação Car­ro-Chefe, com a final­i­dade de desar­tic­u­lar grupo crim­i­noso respon­sáv­el por fraudes lic­i­tatórias, super­fat­u­ra­men­tos con­trat­u­ais e lavagem de din­heiro em pre­juí­zo de municí­pios maran­hens­es e de mais três esta­dos.

De acor­do com as inves­ti­gações, qua­tro empre­sas inter­rela­cionadas foram respon­sáveis pelo pre­juí­zo poten­cial de mais de R$ 53 mil­hões aos cofres públi­cos no perío­do de 2016 a 2019, em razão de con­tratações fraud­u­len­tas para o fornec­i­men­to de veícu­los auto­mo­tores.

As fraudes e super­fat­u­ra­men­tos con­trat­u­ais vari­avam des­de o fornec­i­men­to de veícu­los reg­istra­dos em nome de ter­ceiros até a ausên­cia de fornec­i­men­to do obje­to con­trata­do, a exem­p­lo da com­er­cial­iza­ção de veícu­los com chas­sis inex­is­tentes ou dupli­ca­dos.

Diante dess­es fatos, a Polí­cia Fed­er­al cumpriu oito man­da­dos de bus­ca e apreen­são, além de out­ras medi­das caute­lares, como o afas­ta­men­to do sig­i­lo fis­cal.

Ao todo, mais de 30 poli­ci­ais fed­erais cumpri­ram as deter­mi­nações judi­ci­ais expe­di­das pelo Tri­bunal Region­al Fed­er­al da 1ª Região, que decor­reram de Rep­re­sen­tação elab­o­ra­da pela Polí­cia Fed­er­al.

Se con­fir­madas as sus­peitas, os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por fraude à lic­i­tação, super­fat­u­ra­men­to con­trat­u­al, pec­u­la­to, lavagem de din­heiro e asso­ci­ação crim­i­nosa.

A Oper­ação foi bati­za­da de Car­ro-Chefe em razão do prin­ci­pal obje­to de com­er­cial­iza­ção da asso­ci­ação crim­i­nosa, que se trata­va do fornec­i­men­to de veícu­los para entes munic­i­pais.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x