Polícia Federal deflagra operação contra fraude milionária no INSS no Maranhão

Polícia Federal deflagra operação contra fraude milionária no INSS no Maranhão

Ação inves­ti­ga grupo crim­i­noso que ali­ci­a­va idosos vul­neráveis para obter bene­fí­cios prev­i­den­ciários de for­ma fraud­u­len­ta, cau­san­do pre­juí­zo esti­ma­do em R$ 1,45 mil­hão.

Nes­ta quin­ta-feira (11/12), a Polí­cia Fed­er­al defla­grou a oper­ação Amparo For­ja­do, com o obje­ti­vo de com­bat­er crimes con­tra o sis­tema prev­i­den­ciário, em São Luís/MA. Foi cumpri­do um man­da­do de bus­ca e apreen­são e, tam­bém, foram autor­iza­dos o afas­ta­men­to dos sig­i­los bancário e fis­cal dos inves­ti­ga­dos e a real­iza­ção de audi­to­ria pelo INSS nos bene­fí­cios sus­peitos.

As inves­ti­gações, ini­ci­adas em abril de 2024, rev­e­laram a atu­ação de um grupo crim­i­noso espe­cial­iza­do em ali­ciar idosos vul­neráveis, inclu­sive pes­soas em situ­ação de rua, para que se pas­sas­sem por ben­efi­ciários do INSS. Para via­bi­lizar a fraude, eram con­fec­ciona­dos novos doc­u­men­tos de iden­ti­fi­cação com as fotos dess­es idosos, per­mitin­do enga­nar insti­tu­ições bancárias e realizar saques inde­v­i­dos de bene­fí­cios.

De acor­do com cál­cu­los da Coor­de­nação-Ger­al de Inteligên­cia da Pre­v­idên­cia Social (CGINP), o pre­juí­zo ini­cial, ref­er­ente a sete bene­fí­cios assis­ten­ci­ais iden­ti­fi­ca­dos, é esti­ma­do em R$ 1,45 mil­hão.. Ess­es val­ores, con­tu­do, podem aumen­tar após a análise do mate­r­i­al apreen­di­do.

Leia Também:  Ex-delegado e comparsas são condenados por transformar Delegacia em balcão de negócios ilícitos
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x