PF Realiza Operação contra comércio Ilegal de madeira no Maranhão

PF Realiza Operação contra comércio Ilegal de madeira no Maranhão

 

A Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou, nes­ta terça-feira (18), a oper­ação Fal­sa Origem para com­bat­er a recep­tação ile­gal de madeira e fraudes ambi­en­tais no Maran­hão. A ação ocor­reu nos municí­pios de Mara­caçumé, Cân­di­do Mendes, Gov­er­nador Nunes Freire e Amapá do Maran­hão, onde foram cumpri­dos dez man­da­dos de bus­ca e apreen­são expe­di­dos pela 8ª Vara Fed­er­al Ambi­en­tal e Agrária. A oper­ação con­tou com o apoio do Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Nat­u­rais Ren­ováveis (IBAMA) e do Cor­po de Bombeiros do Esta­do.

Segun­do as inves­ti­gações, ser­rarias clan­des­ti­nas estari­am operan­do para fornecer madeira ile­gal a comér­cios do setor e manip­u­lar dados no Sis­tema de Con­t­role dos Pro­du­tos de Origem Flo­re­stal (SISDOF), geran­do reg­istros fal­sos de estoque. Durante a oper­ação, a PF apreen­deu madeiras em toras e proces­sadas, além de doc­u­men­tos, mídias e maquinários uti­liza­dos no ben­e­fi­ci­a­men­to. Em um úni­co esta­b­elec­i­men­to, foram encon­tradas mais de 400 toras de madeira. Além dis­so, dois esta­b­elec­i­men­tos tiver­am suas ativi­dades sus­pen­sas, e seus reg­istros no Cadas­tro Téc­ni­co Fed­er­al (CTF) foram can­ce­la­dos.

A Justiça tam­bém autor­i­zou a destru­ição dos pro­du­tos apreen­di­dos e deter­mi­nou o blo­queio de aces­sos ao SISDOF para evi­tar novas fraudes. A Sec­re­taria de Admin­is­tração Pen­i­ten­ciária do Maran­hão rece­beu parte da madeira ile­gal e equipa­men­tos apreen­di­dos, que serão uti­liza­dos por deten­tos em pro­je­tos de resso­cial­iza­ção. Essa ini­cia­ti­va faz parte do pro­gra­ma “Tra­bal­ho com Dig­nidade”, que bus­ca ofer­e­cer opor­tu­nidades de capac­i­tação profis­sion­al aos inter­nos do sis­tema pri­sion­al.

Os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por crimes como recep­tação qual­i­fi­ca­da, fal­si­dade ide­ológ­i­ca e com­er­cial­iza­ção ile­gal de pro­du­tos flo­restais, além de out­ras infrações que pos­sam ser iden­ti­fi­cadas na análise dos mate­ri­ais apreen­di­dos. A oper­ação reforça o com­bate ao des­mata­men­to ile­gal e bus­ca desar­tic­u­lar redes crim­i­nosas que explo­ram recur­sos nat­u­rais de for­ma irreg­u­lar no esta­do.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x