CAXIAS/MA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (04), a 14ª fase da Operação Conteúdo Proibido, com foco no combate ao armazenamento e à disseminação de material pornográfico infantil. A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão no município de São João dos Patos/MA, com apreensão de equipamentos eletrônicos que serão analisados pelo setor pericial.
Segundo a PF, o investigado foi identificado a partir de rastreamento digital feito com o uso de ferramentas tecnológicas avançadas. As provas apontam que ele pode ter armazenado e compartilhado material de abuso sexual infantil por meio da internet. Caso a suspeita seja confirmada, ele poderá responder por crimes cujas penas somadas podem chegar a 10 anos de prisão.
A Polícia Federal ressaltou que o consumo e a difusão desse tipo de conteúdo não só configuram crimes graves, mas também incentivam a prática de violência sexual contra crianças e adolescentes, cujos traumas gerados são irreversíveis e de longo impacto social.
A corporação reforça seu compromisso com o combate à exploração sexual infantil e pede o apoio da sociedade no enfrentamento ao problema, por meio de denúncias anônimas. As investigações continuam em andamento para identificar possíveis vítimas e responsabilizar outros envolvidos.