PF investiga esquema de grilagem de terras no MA

PF investiga esquema de grilagem de terras no MA

Área de ocu­pação inde­v­i­da equiv­ale a 100 cam­pos de fute­bol

 A Polí­cia Fed­er­al defla­grou nes­sa man­hã (21/08) a Oper­ação TERRA MERX com a final­i­dade de reprim­ir crimes rela­ciona­dos à gri­lagem de ter­ras do Insti­tu­to Nacional de Col­o­niza­ção e Refor­ma Agrária (INCRA), ten­do sido dado cumpri­men­to a 05 (cin­co) man­da­dos de bus­ca e apreen­são nas cidades de Cax­i­as e Tim­on.

A inves­ti­gação con­duzi­da pela Del­e­ga­cia de Polí­cia Fed­er­al em Caxias/MA lev­ou à iden­ti­fi­cação de grupo crim­i­noso volta­do à invasão e lotea­men­to ilíc­i­to de ter­ras do Pro­je­to de Assen­ta­men­to do INCRA – PA Engen­ho D’Agua, no povoa­do Bre­jin­ho, dis­tri­to de Caxias/MA.

O grupo inte­gra­do por pelo menos 05 pes­soas é respon­sáv­el por pro­mover des­mata­men­to para aber­tu­ra de vias de aces­so e com­par­ti­men­tação do ter­reno em diver­sas parce­las, que se assemel­ham a lotes e, com isso, pas­sar a pro­mover sua ocu­pação, seja por meio de ven­da dess­es lotes a ter­ceiros, seja por incen­ti­vo à alter­ação e supressão dos mar­cos já exis­tentes, visan­do dar aparên­cia de posse reg­u­lar.

Con­forme perí­cia e lev­an­ta­men­tos já real­iza­dos na área, em decor­rên­cia da inves­ti­gação, hou­ve des­mata­men­to de 15 ha (quinze hectares) com o propósi­to de explo­ração econômi­ca, o que per­mi­tiu a ocu­pação inde­v­i­da de uma área de 107 ha (cen­to e sete hectares), equiv­a­lente a 100 (cem) cam­pos de fute­bol.

A oper­ação con­tou com a par­tic­i­pação de 20 (vinte) poli­ci­ais fed­erais e apu­ra a práti­ca dos crimes de asso­ci­ação crim­i­nosa, esbul­ho pos­sessório, dis­posição de coisa alheia como própria, invasão de ter­ras da União, lotea­men­to ilíc­i­to, des­mata­men­to sem autor­iza­ção do órgão com­pe­tente, exploração/extração de matéria-pri­ma per­ten­cente à União sem autor­iza­ção legal, cujas penas máx­i­mas acu­mu­ladas podem chegar a 23 anos e 02 meses de reclusão.

O nome da Oper­ação faz refer­ên­cia ao ter­mo emlatim “MERX”, que sig­nifi­ca comér­cio. A expressão “TERRA MERX” é uti­liza­da então para se referir à con­du­ta crim­i­nosa obje­to da inves­ti­gação, que rev­ela o comér­cio ile­gal de ter­ras públi­cas.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x