PF deflagra Operação Terabyte em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

PF deflagra Operação Terabyte em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Estão sendo cumpri­dos 141 man­da­dos de bus­ca e apreen­são em todos os esta­dos do país
A Polí­cia Fed­er­al defla­grou nes­ta quar­ta-feira (25/9) a Oper­ação Ter­abyte, que bus­ca iden­ti­ficar e pren­der crim­i­nosos em todo o país que agem, prin­ci­pal­mente, na inter­net com o intu­ito de armazenar e com­par­til­har mate­r­i­al de abu­so sex­u­al infan­to­ju­ve­nil. A oper­ação tam­bém con­ta com a par­tic­i­pação das unidades das Polí­cias Civis dos esta­dos que atu­am nes­sa temáti­ca.

Estão sendo cumpri­dos, simul­tane­a­mente, 141 man­da­dos de bus­ca e apreen­são, em todas as unidades da fed­er­ação, sob a ori­en­tação da Coor­de­nação de Repressão aos Crimes Cibernéti­cos Rela­ciona­dos ao Abu­so Sex­u­al Infan­to­ju­ve­nil da Polí­cia Fed­er­al, com foco na iden­ti­fi­cação e na prisão de abu­sadores sex­u­ais de cri­anças e ado­les­centes.

Par­tic­i­param desse esforço con­jun­to mais de 750 poli­ci­ais. Além dis­so, a Polí­cia Fed­er­al con­tou com o apoio da Agên­cia de Inves­ti­gação Inter­na (Home­land Secu­ri­ty Inves­ti­ga­tions – HSI), da Embaix­a­da dos Esta­dos Unidos.

A oper­ação visa maior inte­gração entre as forças poli­ci­ais fed­erais e estad­u­ais, que atu­am nos lim­ites dos seus esta­dos, na per­se­cução penal de crim­i­nosos que armazenam e com­par­til­ham mate­r­i­al de abu­so sex­u­al infan­to­ju­ve­nil. Além dis­so, obje­ti­va demon­strar o enga­ja­men­to e o com­pro­mis­so dos diver­sos agentes públi­cos envolvi­dos na defe­sa da
dig­nidade sex­u­al de cri­anças e ado­les­centes víti­mas.

O nome da oper­ação – Ter­abyte – foi escol­hi­do porque “ter­abyte” é o nome dado à unidade de armazena­men­to de dados cibernéti­cos e que equiv­ale a 1.000 (um mil) giga­bytes. Ou seja, a oper­ação obje­ti­va inves­ti­gar pri­mor­dial­mente indi­ví­du­os que pos­suem ou trafeguem grande quan­ti­dade de mate­r­i­al de abu­so sex­u­al infan­til.

Somente entre dezem­bro de 2023 e agos­to de 2024 o Setor de Cap­turas da Polí­cia Fed­er­al já cumpriu 1.291 man­da­dos de prisão de abu­sadores sex­u­ais que estavam pen­dentes de cumpri­men­to, demon­stran­do o com­pro­me­ti­men­to de todas as áreas da Polí­cia Fed­er­al no com­bate a ess­es deli­tos.

A Polí­cia Fed­er­al aler­ta aos pais e respon­sáveis sobre a importân­cia de mon­i­torar e ori­en­tar seus fil­hos no mun­do vir­tu­al e físi­co, pro­te­gen­do-os dos riscos de abu­sos sex­u­ais. A pre­venção é fun­da­men­tal para garan­tir a segu­rança e o bem-estar das cri­anças e ado­les­centes.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x