Operação Anúbis: Polícia Federal Desarticula Esquema de Fraudes Previdenciárias em Caxias/MA

Operação Anúbis: Polícia Federal Desarticula Esquema de Fraudes Previdenciárias em Caxias/MA

 

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou na man­hã des­ta sex­ta-feira (20/09) a Oper­ação ANÚBIS, que tem como obje­ti­vo reprim­ir crimes con­tra o sis­tema prev­i­den­ciário prat­i­ca­dos por asso­ci­ação crim­i­nosa situ­a­da na cidade de Caxias/MA. Os inves­ti­ga­dos se pas­savam por pes­soas já fale­ci­das visan­do à real­iza­ção de saques de bene­fí­cios prev­i­den­ciários.
A inves­ti­gação con­duzi­da pela Polí­cia Fed­er­al foi ini­ci­a­da no ano de 2023 e lev­ou à iden­ti­fi­cação de um esque­ma de fraudes, tan­to na fal­si­fi­cação dos doc­u­men­tos, quan­to na adoção de providên­cias para a manutenção de bene­fí­cios de tit­u­lares já fale­ci­dos (real­iza­ção de provas de vida, saques inde­v­i­dos de parce­las men­sais), cau­san­do vul­toso dano aos cofres públi­cos.
Hou­ve o cumpri­men­to de um man­da­do de bus­ca e apreen­são no municí­pio de Cax­i­as, além da análise de dados decor­rentes do afas­ta­men­to de sig­i­lo telemáti­co.
Os inves­ti­ga­dos poderão respon­der pelos crimes de asso­ci­ação crim­i­nosa, este­lion­a­to prev­i­den­ciário, fal­si­fi­cação de doc­u­men­tos públi­cos, fal­sa iden­ti­dade, den­tre out­ros. Ess­es crimes pos­suem penas máx­i­mas que, se somadas, podem chegar a 17 anos de prisão.
Os mate­ri­ais apreen­di­dos serão encam­in­hados para a real­iza­ção de exam­es peri­ci­ais visan­do a cole­ta de novos ele­men­tos, pes­soas envolvi­das e a iden­ti­fi­cação de out­ros crimes rela­ciona­dos.
O nome da oper­ação remete a Anúbis, uma divin­dade egíp­cia con­sid­er­a­da o Deus dos mor­tos e o respon­sáv­el por guiá-los no além. Ele tam­bém era incumbido de pro­te­ger os túmu­los.

 

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x