Nomeação na SMTT: Decisão política ou retrocesso na mobilidade de São Luís?

Nomeação na SMTT: Decisão política ou retrocesso na mobilidade de São Luís?

 

A con­stante tro­ca de secretários na Sec­re­taria Munic­i­pal de Trân­si­to e Trans­portes (SMTT) de São Luís tem chama­do a atenção e ger­a­do críti­cas sobre a con­dução do setor na gestão do prefeito Eduar­do Braide. A pas­ta, essen­cial para a mobil­i­dade urbana e a qual­i­dade do trans­porte públi­co, parece ter se tor­na­do alvo de indi­cações políti­cas, em vez de ser coman­da­da por espe­cial­is­tas no tema. A recente nomeação de Mau­rí­cio Ita­pary para o car­go reforça essa pre­ocu­pação e lev­an­ta dúvi­das sobre o futuro da lic­i­tação do trans­porte cole­ti­vo na cap­i­tal maran­hense.

Mau­rí­cio Ita­pary tem um históri­co de nomeações con­tro­ver­sas. Sua pas­sagem pelo Depar­ta­men­to Nacional de Infraestru­tu­ra de Trans­portes (DNIT), em 2015, foi mar­ca­da por forte resistên­cia dos servi­dores do órgão, que repu­di­aram sua indi­cação dev­i­do à fal­ta de qual­i­fi­cação téc­ni­ca para a função. Na época, uma nota ofi­cial assi­na­da por fun­cionários do DNIT crit­i­ca­va a nomeação de uma pes­soa sem for­mação em engen­haria rodoviária para a super­in­tendên­cia region­al, car­go his­tori­ca­mente ocu­pa­do por espe­cial­is­tas do setor. Ago­ra, sua indi­cação para a SMTT rea­cende o debate sobre a neces­si­dade de gestores capac­i­ta­dos para áreas estratég­i­cas da admin­is­tração munic­i­pal.

A mudança no coman­do da SMTT ocorre em um momen­to cru­cial, quan­do a Prefeitu­ra de São Luís se prepara para con­duzir uma nova lic­i­tação do sis­tema de trans­porte públi­co. O proces­so ante­ri­or, elab­o­ra­do sob a gestão do expe­ri­ente ex-secretário e saudoso “Canindé Bar­ros”, resul­tou em um con­tra­to que, se bem admin­istra­do, pode­ria ofer­e­cer um serviço de mel­hor qual­i­dade. No entan­to, em vez de for­t­ale­cer a fis­cal­iza­ção e exi­gir o cumpri­men­to das regras pelas con­ces­sionárias, a prefeitu­ra opta por um novo cer­tame, sem deixar claro quais mel­ho­rias reais serão garan­ti­das à pop­u­lação.

A nomeação de Ita­pary reforça a per­cepção de que a gestão de Eduar­do Braide está poli­ti­zan­do um setor que dev­e­ria ser trata­do com seriedade téc­ni­ca. A fal­ta de um cor­po espe­cial­iza­do na SMTT pode com­pro­m­e­ter não ape­nas a lic­i­tação, mas toda a estru­tu­ra de mobil­i­dade da cidade. Com ônibus sucatea­d­os, tar­i­fas ele­vadas e insat­is­fação dos usuários, a cap­i­tal maran­hense enfrenta um cenário pre­ocu­pante que exige soluções efi­cazes e não ape­nas tro­cas admin­is­tra­ti­vas sem plane­ja­men­to.

Diante dessa situ­ação, surge a dúvi­da: São Luís terá, de fato, avanços na mobil­i­dade ou está cam­in­han­do para um novo colap­so no trans­porte públi­co? A pop­u­lação espera respostas conc­re­tas da gestão munic­i­pal, mas, até o momen­to, a mudança na SMTT indi­ca que as decisões con­tin­u­am sendo pau­tadas mais por inter­ess­es políti­cos do que pelo com­pro­mis­so com um serviço de qual­i­dade para os cidadãos.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x