Município de Belágua é certificado pela 2ª vez com o Selo UNICEF

Município de Belágua é certificado pela 2ª vez com o Selo UNICEF

 

O municí­pio de Belágua, geri­do pelo prefeito Her­lon Cos­ta, obteve mais uma impor­tante con­quista que ates­ta a exe­cução das boas práti­cas admin­is­tra­ti­vas em prol das cri­anças e ado­les­centes e que reflete, sobre­maneira, nos demais indi­cadores soci­ais.
A cidade rece­beu, nes­ta quar­ta-feira (6), a cer­ti­fi­cação do Selo UNICEF, des­ti­na­do a ape­nas 923 municí­pios brasileiros que con­seguiram mel­ho­rar e ampli­ar suas políti­cas públi­cas voltadas ao públi­co jovem, entre 2021 e 2024, em com­para­ção a média nacional em pelo menos três indi­cadores de saúde, edu­cação e pro­teção con­tra vio­lên­cia.
No perío­do com­preen­di­do entre os anos de 2017 a 2020, no primeiro manda­to de Her­lon, Belágua rece­beu pela primeira vez a cer­ti­fi­cação recon­heci­da nacional­mente e fora do país.
“É um orgul­ho imen­so e con­fir­ma que, des­de que assum­i­mos a Prefeitu­ra, tril­hamos o cam­in­ho cer­to do desen­volvi­men­to, apli­can­do com cor­reção os recur­sos públi­cos e implan­tan­do as políti­cas públi­cas necessárias não ape­nas às cri­anças e aos ado­les­centes, mas tam­bém levan­do bene­fí­cios diver­sos em out­ras áreas, como infraestru­tu­ra, para todas as regiões da nos­sa queri­da cidade. Par­tic­u­lar­mente, estou mais do que ale­gre. Sin­to uma emoção enorme de ter cor­re­spon­di­do às expec­ta­ti­vas dos meus irmãos belaguenses. Muito já foi feito, é ver­dade. E muito mais estar por vir”, disse o prefeito, que final­iza seu segun­do manda­to, ten­do elegi­do, no mês pas­sa­do, o seu suces­sor, Neném Pontes, escol­hi­do pelo eleitora­do com 96,73% dos votos váli­dos.
Para chegar a estes resul­ta­dos, os municí­pios recon­heci­dos com o Selo UNICEF se empen­haram em cuidar bem da primeira infân­cia e da ado­lescên­cia; mel­ho­rar a edu­cação – da creche até a tran­sição de jovens para o mun­do do tra­bal­ho –; inve­stir na saúde físi­ca e met­al de meni­nas e meni­nos; pro­mover hábitos de higiene e aces­so à água limpa; pro­te­ger cri­anças e ado­les­centes das vio­lên­cias; e garan­tir a pro­teção social às famílias vul­neráveis, em espe­cial aque­las ori­un­das de povos e comu­nidades tradi­cionais.
O Selo é uma ini­cia­ti­va des­ti­na­da a apoiar cidades das regiões mais vul­neráveis do país para que mel­horem políti­cas públi­cas voltadas à infân­cia e ado­lescên­cia.
Ano pas­sa­do, vale relem­brar, Belágua, segun­do dados do Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE) que abranger­am os anos de 2021 e 2022, deixou de fig­u­rar na lista das dez cidades mais pobres do Brasil.
O cenário só con­seguiu ser alter­ado graças a uma admin­is­tração pau­ta­da na efi­ciên­cia; na cor­re­ta e pro­ba apli­cação dos recur­sos públi­cos; e que man­tém diál­o­go per­ma­nente com a classe políti­ca, entes fed­er­a­dos e, prin­ci­pal­mente, com a pop­u­lação.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x