MPF pede suspensão de “Terra Ville Residencial” nos Lençóis Maranhenses

MPF pede suspensão de “Terra Ville Residencial” nos Lençóis Maranhenses

 

O Min­istério Públi­co Fed­er­al (MPF) entrou com uma ação civ­il públi­ca para sus­pender ime­di­ata­mente as obras do lotea­men­to “Ter­ra Ville Res­i­den­cial” e sua estra­da de aces­so, local­iza­dos na zona de amortec­i­men­to do Par­que Nacional dos Lençóis Maran­hens­es, em San­to Amaro, Maran­hão . A ação foi pro­pos­ta con­tra o Esta­do do Maran­hão, o Municí­pio e a empre­sa CAT Con­struções LTDA, respon­sáv­el pelas obras, dev­i­do a prob­le­mas no licen­ci­a­men­to ambi­en­tal e riscos de danos ao ecos­sis­tema pro­te­gi­do.

Riscos Ambi­en­tais e Irreg­u­lar­i­dades

As obras estão sendo real­izadas a ape­nas 200 met­ros do cam­po de dunas dos Lençóis Maran­hens­es, con­trar­ian­do a leg­is­lação local e fed­er­al. Além dis­so, o pro­je­to da estra­da de aces­so pos­sui quase 2 km de exten­são, com parte con­sid­eráv­el situ­a­da sobre a zona de amortec­i­men­to. O MPF apon­ta que o empreendi­men­to foi licen­ci­a­do sem a necessária Autor­iza­ção de Licen­ci­a­men­to Ambi­en­tal (ALA) do Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­Bio).

Pedi­dos do MPF

O MPF requer a sus­pen­são da licença ambi­en­tal, do alvará de con­strução e aprovação do lotea­men­to, além da proibição de qual­quer inter­venção na estra­da ou na área do lotea­men­to. Tam­bém foi pedi­da a sus­pen­são de ativi­dades de com­er­cial­iza­ção e pub­li­ci­dade do empreendi­men­to. Ao final do proces­so, o MPF solici­ta a nul­i­dade da licença ambi­en­tal expe­di­da e a demolição das obras irreg­u­lar­mente real­izadas, além do paga­men­to de ind­eniza­ção pelos danos mate­ri­ais cau­sa­dos .

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x