Ministro do STF manda PF investigar deputado Pedro Lucas Fernandes por desvio de emenda

Ministro do STF manda PF investigar deputado Pedro Lucas Fernandes por desvio de emenda

O min­istro Flávio Dino, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), provo­cou um aba­lo no tab­uleiro políti­co neste domin­go (23) ao deter­mi­nar que a Polí­cia Fed­er­al inves­tigue o dep­uta­do Pedro Lucas Fer­nan­des (União Brasil-MA) e o dep­uta­do Zez­in­ho Bar­bary (PP-AC). A decisão, moti­va­da por sus­peitas de desvios de emen­das par­la­mentares envi­adas a municí­pios como Arari (MA) e Zabelê (PB), acende o aler­ta em Brasília. Segun­do Dino, as infor­mações rev­e­ladas pela impren­sa con­fig­u­ram “indí­cios de pos­síveis crimes”, o que jus­ti­fi­caria a aber­tu­ra ime­di­a­ta de inves­ti­gação.

O estopim da crise veio após reportagem mostrar que uma emen­da de R$ 1,25 mil­hão envi­a­da a Arari pelo dep­uta­do Pedro Lucas sim­ples­mente desa­pare­ceu nas con­tas da prefeitu­ra. A atu­al prefei­ta, Maria Alves Muniz (MDB), afir­mou que o din­heiro “não foi para obra nen­hu­ma”, rev­e­lando que a ver­ba des­ti­na­da à recu­per­ação de estradas vic­i­nais foi pul­ver­iza­da em qua­tro con­tas munic­i­pais, impos­si­bil­i­tan­do o ras­trea­men­to. Com­pro­vantes bancários obti­dos pela reportagem con­fir­mam a diluição dos val­ores e reforçam o cli­ma de sus­pei­ta que paira sobre o caso.

Pedro Lucas ten­tou se desvin­cu­lar do escân­da­lo ao ale­gar que sua respon­s­abil­i­dade se limi­ta ao envio da emen­da, enquan­to a exe­cução cabe à prefeitu­ra. Em nota, o par­la­men­tar afir­mou que sem­pre bus­cou “bene­fí­cios con­cre­tos” para Arari e insin­u­ou que o ex-prefeito Rui Fil­ho gestor da época , seria o respon­sáv­el pelas expli­cações. Rui Fil­ho, por sua vez, declar­ou que o din­heiro foi usa­do para “obras e serviços”, mas não especi­fi­cou abso­lu­ta­mente nada, ali­men­tan­do ain­da mais as dúvi­das sobre o des­ti­no mil­ionário dos recur­sos.

Em sua decisão, Flávio Dino deter­mi­nou que a PF “adote as providên­cias cabíveis”, seja jun­tan­do o caso a inquéri­tos já aber­tos, seja crian­do novos.

Leia Também:  Com medo de novas denúncias, Alema tenta barrar participação de advogada no STF
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x