Greve dos técnico-administrativos já afeta serviços na UFMA

Greve dos técnico-administrativos já afeta serviços na UFMA

Cat­e­go­ria faz mobi­liza­ção a par­tir das 7h30 des­ta segun­da (25), com dis­tribuição de Car­ta na entra­da da Cidade Uni­ver­sitária

Em uma sem­ana, a greve ger­al dos tra­bal­hadores téc­ni­co-admin­is­tra­tivos em Edu­cação da UFMA já afe­ta serviços den­tro da uni­ver­si­dade. A Dire­to­ria Integra­da de Bib­liote­cas da uni­ver­si­dade, por exem­p­lo, já sus­pendeu o emprés­ti­mo e a devolução de livros enquan­to durar o movi­men­to. Aulas práti­cas dos estu­dantes tam­bém podem ser sus­pen­sas a par­tir dessa sem­ana, sem o tra­bal­ho real­iza­do pelos téc­ni­co-admin­is­tra­tivos. Somente serviços essen­ci­ais serão man­ti­dos pela cat­e­go­ria, em respeito à leg­is­lação de greve.

Nes­ta segun­da-feira, 25, a par­tir das 7h30, os téc­ni­cos vão realizar uma grande mobi­liza­ção na entra­da prin­ci­pal da Cidade Uni­ver­sitária Dom Del­ga­do (Cam­pus do Bacan­ga), em defe­sa da pau­ta reivin­di­catória da cat­e­go­ria que, além de rea­juste, pre­vê a reestru­tu­ração do Plano de Car­reiras; o aumen­to da copar­tic­i­pação do Gov­er­no Fed­er­al em assistên­cia saúde dos servi­dores; a não aprovação da PEC 32/2020 – Refor­ma Admin­is­tra­ti­va, que pre­tende estran­gu­lar o Serviço Públi­co brasileiro; pela recom­posição dos orça­men­tos da Edu­cação e Saúde, reduzi­dos durante a pan­demia Covid-19; a ele­vação nos inves­ti­men­tos de assistên­cia estu­dan­til; a equiparação de bene­fí­cios (auxílios saúde e ali­men­tação) com out­ras car­reiras do SPF, jor­na­da de 30 horas para todos, den­tre out­ros.

Dados da Fed­er­ação dos Tra­bal­hadores em Edu­cação — FASUBRA, que coor­de­na o movi­men­to gre­vista em todo o país, indicam 59 uni­ver­si­dades e 4 insti­tu­tos fed­erais com as ativi­dades par­al­isadas.

QUEM SÃO OS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS?

A cat­e­go­ria é for­ma­da por diver­sos profis­sion­ais, des­de assis­tentes em admin­is­tração, admin­istradores, bib­liotecários, enfer­meiros, psicól­o­gos, anal­is­tas em tec­nolo­gia, vig­i­lantes, e diver­sas out­ras áreas, que atu­am em setores da uni­ver­si­dade interli­gan­do alunos e pro­fes­sores ao proces­so de con­strução do Ensi­no, Pesquisa e Exten­são, pilares de sus­ten­tação do Ensi­no Supe­ri­or. Os TAES tam­bém atu­am em setores do Hos­pi­tal Uni­ver­sitário Pres­i­dente Dutra e Mater­no Infan­til.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x