O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) a imposição de novas tarifas sobre produtos importados, incluindo uma taxa de 10% sobre exportações brasileiras. A decisão faz parte de uma política comercial baseada na reciprocidade, onde países que cobram impostos mais altos sobre produtos americanos enfrentarão tarifas semelhantes ao vender para os EUA. O governo brasileiro, que aplica a mesma alíquota de 10% a produtos americanos, está entre os afetados.
Além do Brasil, a nova política tarifária atinge países como China, Japão, União Europeia, Coreia do Sul e Vietnã. O Departamento de Comércio dos EUA já iniciou a aplicação de um tarifaço sobre setores estratégicos, com destaque para os 25% cobrados sobre importação de cervejas e latas de alumínio vazias, que entrarão em vigor na sexta-feira (4). O aço e o alumínio, que já estavam sujeitos a uma sobretaxa de 25%, seguem sob as mesmas condições.
Outra medida anunciada pelo governo americano é a imposição de uma tarifa de 25% sobre automóveis importados, válida a partir desta quinta-feira (3). Um imposto semelhante sobre autopeças será implementado a partir de 3 de maio. As novas tarifas ampliam as tensões comerciais entre os EUA e seus parceiros econômicos, levantando preocupações sobre possíveis retaliações e impactos no comércio global, veja o quadro :