Estratégia de Marcus Brandão pode irritar Ministros

Estratégia de Marcus Brandão pode irritar Ministros

 

A atu­ação nos basti­dores de Mar­cus Brandão, irmão do gov­er­nador do Maran­hão, Car­los Brandão, tem ger­a­do con­tro­vér­sia nos corre­dores da políti­ca estad­ual e fed­er­al. Anal­is­tas políti­cos afir­mam que ele estaria por trás dos dis­cur­sos infla­ma­dos de dep­uta­dos como Duarte Júnior, Rubens Pereira Júnior e Aluízio Mendes, que defen­d­em a uti­liza­ção da idade como critério de desem­pate na Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão (ALEMA). A manobra, no entan­to, pode ter efeitos colat­erais, espe­cial­mente em Brasília, onde o Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) tende a evi­tar influên­cias de pressões políti­cas dire­tas.

Mes­mo com a ofen­si­va retóri­ca dos par­la­mentares, a história do STF apon­ta para decisões fun­da­men­tadas em jurisprudên­cia, que pode, nesse caso, não favore­cer a tese defen­di­da por Brandão e seus ali­a­dos. Ao ten­tar forçar o embate públi­co, a estraté­gia pode se trans­for­mar em um “tiro pela cula­tra”, facil­i­tan­do uma decisão con­trária ao inter­esse do grupo. Além dis­so, a ten­ta­ti­va de traz­er o tema para os holo­fotes nacionais pode ser vista como um movi­men­to desnecessário, que ten­siona ain­da mais o cli­ma políti­co.

O cenário se agra­va com o impacto poten­cial dessa ação na políti­ca estad­ual. Até então, as nego­ci­ações entre os gru­pos Din­istas e Bran­dion­istas vin­ham avançan­do para apaziguar os con­fli­tos inter­nos. Con­tu­do, o envolvi­men­to de Mar­cus Brandão e o tom acalo­rado das man­i­fes­tações podem rea­cen­der o impasse, difi­cul­tan­do um acor­do que pare­cia próx­i­mo.

É aguardar e con­ferir…

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x