Um dos melhores amigos do sobrinho do governador Carlos Brandão, o jovem Orleans Brandão, desde os tempos da escola Reino Infantil, é hoje apontado como o “rei” da captação de leis de incentivo no Maranhão. Trata-se de Yuri de Sousa, que teria construído um império milionário operando a captação de recursos públicos através de oito empresas. Entre elas estão: Y98 Produções, M2G Produções e Eventos, Garmel Produções e Serviços LTDA, Somel Produções LTDA, Solutio Gestão e Administração de Recursos LTDA, DSM Entretenimento & Eventos LTDA, Vy Engenharia LTDA e uma oitava, atualmente inapta.
Duas dessas empresas têm como sócia a médica Muriel, esposa de Yuri, que também é dona da Guaratech Gestão e Serviços LTDA, igualmente voltada para a captação de recursos via leis de incentivo. Juntas, essas empresas movimentam cifras milionárias, que segundo fontes do setor, podem ultrapassar a casa dos R$ 10 milhões. O grupo atua em diversas áreas, sendo responsável por grandes eventos custeados com dinheiro público — como o Carnaval do Maranhão, São João do Maranhão, Expoema, torneios esportivos, vaquejadas e festas de aniversário de municípios — tudo amparado nas leis de incentivo à cultura e ao esporte.
As autorizações e aprovações desses projetos passam diretamente pelas secretarias comandadas por Yuri Arruda, titular da Cultura, e Naldir Vale, secretário de Esportes, ambos com aval do próprio governo do Estado. Essa teia de conexões levanta suspeitas sobre possíveis favorecimentos e conflitos de interesse, principalmente diante da relação próxima de Yuri de Sousa com o sobrinho do governador.
Conhecido por promover festas luxuosas que custam milhões de reais, Yuri agora pode entrar no radar das autoridades. O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) devem ser acionados para apurar como o “amigo de infância” do sobrinho do governador consegue, com tanta facilidade, aprovar e captar recursos milionários do governo do Maranhão.
O Blog do Filipe Mota trará detalhes das operações das empresas citadas e de outras supostamente em nome de laranjas, que realizam o mesmo tipo de captação. Além disso, o blog revelará informações sobre acordos na SINFRA envolvendo uma das empresas de engenharia , mas essa, como dizem, é uma outra história…