Engenheiro Eletricista Rogério Moreira Lima: Trajetória de Dedicação e Liderança Rumo à Presidência do CREA-MA

Engenheiro Eletricista Rogério Moreira Lima: Trajetória de Dedicação e Liderança Rumo à Presidência do CREA-MA

Após gan­har destaque nacional, o Engen­heiro Eletricista Rogério Mor­eira Lima se lançou como can­dida­to à presidên­cia do CREA-MA. Ele ingres­sou no Sis­tema CONFEA CREA após ser eleito pelo SENGE (Sindi­ca­to dos Engen­heiros) e assum­iu a posse em 2020. Durante esse perío­do, ele foi eleito e reeleito como Coor­de­nador da Câmara Espe­cial­iza­da de Engen­haria Elétri­ca em 2020 e 2021, respec­ti­va­mente.

Sob sua lid­er­ança, hou­ve um foco em aumen­tar as ações de fis­cal­iza­ção na área da engen­haria elétri­ca, resul­tan­do em oper­ações sig­ni­fica­ti­vas de fis­cal­iza­ção, tais como Oper­ação Gate­way, Oper­ação Hand­off, Oper­ação Lin­ha Viva, Oper­ação Risco Zero, Oper­ação Lock­down e Oper­ação Broad­cast. Isso lev­ou a um aumen­to notáv­el nas ações de fis­cal­iza­ção: 415 em 2019, 1183 em 2020 e 1676 em 2021.

Após deixar a coor­de­nação da engen­haria elétri­ca, hou­ve uma estag­nação nas ações de fis­cal­iza­ção em 2022, com 1679 ações. No entan­to, em 2023, após ser reeleito como coor­de­nador da Câmara Espe­cial­iza­da de Engen­haria Elétri­ca, Rogério Mor­eira Lima ini­ciou um novo aumen­to nas ações de fis­cal­iza­ção, que até 20 de agos­to de 2023 já somavam 1762.

Pre­ocu­pa­do com o aumen­to de aci­dentes na engen­haria e agrono­mia, ele propôs a cri­ação da Comis­são de Análise e Pre­venção de Aci­dentes (CAPA), aprova­da por una­n­im­i­dade em 1º de jun­ho de 2021. Como coor­de­nador da CAPA, ele des­en­cadeou diver­sas ações, incluin­do entre­vis­tas em emis­so­ras de TV para con­sci­en­ti­zar sobre a importân­cia de con­tratar engen­heiros para ativi­dades profis­sion­ais na área da engen­haria.

Rogério Mor­eira Lima tam­bém esteve envolvi­do na dis­cussão da Res­olução ANEEL 1000/2021, que elim­i­nou a exigên­cia de apre­sen­tação da Ano­tação de Respon­s­abil­i­dade Téc­ni­ca (ART) em pro­je­tos e exe­cução de ger­ação dis­tribuí­da. Ele par­ticipou de um grupo de tra­bal­ho para elab­o­rar uma nota téc­ni­ca a ser envi­a­da à ANEEL, defend­en­do a importân­cia da ART para ras­tre­abil­i­dade e respon­s­abil­i­dade téc­ni­ca.

Seu desem­pen­ho, tan­to em âmbito nacional quan­to region­al, o cre­den­ciou como um forte can­dida­to à presidên­cia do CREA-MA. Profis­sion­ais reg­istra­dos no CREA-MA e a sociedade maran­hense aguardam com expec­ta­ti­va as eleições de 17 de novem­bro de 2023, na esper­ança de con­tar com um profis­sion­al ded­i­ca­do e com­pe­tente para uma gestão éti­ca e profis­sion­al.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x