Dos 68% imaginários aos 33% reais Brandão é desmascarado por pesquisa nacional

Dos 68% imaginários aos 33% reais Brandão é desmascarado por pesquisa nacional

Pesquisa nacional joga água fria no mar­ket­ing e rebaixa Brandão ao fim do rank­ing

A real­i­dade voltou a bater à por­ta do Palá­cio dos Leões e sem avi­so prévio. Uma pesquisa nacional que ouviu 200.980 pes­soas entre os dias 6 de out­ubro e 5 de dezem­bro rev­ela que o gov­er­nador do Maran­hão amar­ga um desem­pen­ho con­strange­dor no cenário nacional. Com ape­nas 33% de aprovação e 51% de rejeição, Brandão aparece tec­ni­ca­mente empata­do entre os últi­mos colo­ca­dos, alcançan­do no máx­i­mo a 22ª posição entre os gov­er­nadores do país.

O dado desmon­ta, sem cer­imô­nia, a nar­ra­ti­va apre­sen­ta­da recen­te­mente ao pres­i­dente Lula, quan­do Brandão teria exibido uma pesquisa inter­na apon­tan­do fan­ta­siosos 68% de aceitação pop­u­lar. Fora do Maran­hão ofi­cial e longe das planil­has do mar­ket­ing gov­er­na­men­tal, a per­cepção da pop­u­lação é bem difer­ente e muito menos entu­si­as­ma­da do que a ver­são lev­a­da a Brasília.

.

Enquan­to gov­er­nadores como Ronal­do Caia­do em Goiás, Rafael Fonte­les no Piauí e Helder Bar­balho no Pará acu­mu­lam índices de aprovação supe­ri­ores a 60% e fig­u­ram entre os mais bem avali­a­dos do Brasil, o Maran­hão segue fora do grupo dos 20 mel­hores. Nem o inves­ti­men­to pesa­do em pub­li­ci­dade insti­tu­cional foi sufi­ciente para alter­ar o humor do eleitor, que parece não com­prar o dis­cur­so otimista do gov­er­no estad­ual.

O lev­an­ta­men­to do insti­tu­to Atlas RDR tem nív­el de con­fi­ança de 95% e margem de erro entre um e qua­tro pon­tos per­centu­ais, de acor­do com o taman­ho do esta­do. E há um detal­he rev­e­lador: a pesquisa não foi encomen­da­da por nen­hum grupo políti­co maran­hense. Sem inter­fer­ên­cia local, sem con­t­role nar­ra­ti­vo e sem reto­ques, os números escan­car­am o que o gov­er­no evi­ta admi­tir a pop­u­lar­i­dade real de Brandão está bem abaixo da pro­pa­gan­da ofi­cial.

Leia Também:  Nova faixa 4 do “Minha Casa, Minha Vida” para classe média com renda de até R$ 12 mil
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x