Suplente do Progressistas busca imediato afastamento de deputado estadual após decisão do STJ
O primeiro suplente da bancada do Progressistas, Catulé Júnior, tomou medidas firmes ao protocolar na Assembleia Legislativa um pedido de afastamento imediato do deputado estadual Hemetério Weba. O requerimento baseia-se em uma decisão do ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que pode resultar na cassação do mandato de Weba.
O ministro do STJ acatou um recurso do Ministério Público do Maranhão (MPMA), desconstituindo uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Essa decisão suspendia os efeitos de uma condenação por improbidade administrativa durante o período em que Hemetério Weba ocupou o cargo de prefeito de Nova Olinda do Maranhão entre 2001 e 2008.
Com a decisão do STJ, Hemetério Weba é considerado inelegível por três anos, abrangendo o ano de 2022, quando foi eleito deputado estadual. Catulé Júnior, ao fundamentar seu pedido na clareza do despacho ministerial, busca agora ocupar a vaga deixada em aberto, dando continuidade aos desdobramentos políticos na Assembleia Legislativa.
leia o documento na íntegra AQUI .