A contratação da empresa Ventisol Nordeste Indústria e Comércio de Ventiladores para fornecer esses dispositivos às escolas municipais de São Luís vai custar aos cofres públicos R$ 4.580.000,00, segundo o Diário Oficial. Levando em conta o preço médio do equipamento, R$ 229, o valor milionário garantiria a compra de 20 mil ventiladores.
Com 197 escolas integrantes da rede municipal, daria para equipar cada uma com 102 dispositivos, que servirão para ventilar o ar quente de São Luís sobre as dezenas de alunos que se amontoam nas salas de aula.
Além do valor, a licitação também chama a atenção por vir após o prefeito Eduardo Braide anunciar que as escolas municipais receberiam aparelhos de ar-condicionado.
“O desafio do nevou veio aí, hein? Não digo nada, só haverá vários sinais!”, publicou nas redes sociais na época, veja o contrato:
Sem ar-condicionado e entrando no período mais quente do ano, com poucas chuvas, os alunos agora precisam se conformar com o desconforto na hora de assistir às aulas nas escolas que já são alvo de reclamações por falta de estrutura e de professores. Em junho, a Prefeitura de São Luís foi condenada a fazer concurso público para a contratação de profissionais.