O partido Republicanos comemorou, nesta sexta-feira (25), seus 20 anos de fundação com um evento marcado por discursos entusiasmados e articulações discretas em São Luís. Em meio à festa, o principal movimento político foi a sinalização de apoio ao PSD de Eduardo Braide para o governo do Maranhão. Nos bastidores, chamou atenção a empolgação do ministro dos Esportes, André Fufuca, que surge como possível nome para integrar a chapa majoritária, mirando uma vaga no Senado Federal.
Fontes próximas ao ministro revelaram que Fufuca avalia seriamente a proposta, o que provocou reações entre aliados históricos. Eleito deputado federal com o suporte de um grupo político tradicional, o ministro agora parece dividido entre a gratidão aos antigos apoiadores e a ambição de subir mais um degrau na hierarquia política nacional.
A grande dúvida que ecoa entre lideranças e bastidores é se André Fufuca estaria disposto a trair o grupo que o projetou politicamente para se alinhar a Eduardo Braide. Em nome do sonho de chegar ao Senado, o ministro pode colocar à prova sua lealdade e reescrever alianças em um cenário político onde a fidelidade, muitas vezes, é trocada por promessas de poder.