Desvio do FUNDEB em Urbanos Santos: Irmão da presidente da Assembleia também é beneficiado

Desvio do FUNDEB em Urbanos Santos: Irmão da presidente da Assembleia também é beneficiado

Prefeito de Urbano San­tos é acu­sa­do de usar recur­sos da edu­cação para ben­e­fi­ciar par­entes de ali­a­dos políti­cos, incluin­do nomes lig­a­dos à cúpu­la do Leg­isla­ti­vo maran­hense.

O prefeito de Urbano San­tos, Clemil­ton Bar­ros, ali­a­do políti­co dire­to da pres­i­dente da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão, dep­uta­da Irace­ma Vale, está no cen­tro de uma inves­ti­gação que apu­ra um amp­lo esque­ma de desvio de recur­sos do Fun­do de Manutenção e Desen­volvi­men­to da Edu­cação Bási­ca (FUNDEB). A denún­cia, pro­to­co­la­da na 73ª Zona Eleitoral, rev­ela que além de ben­e­fi­ciar famil­iares próprios, Clemil­ton teria dire­ciona­do din­heiro públi­co para par­entes de ali­a­dos, con­sol­i­dan­do uma rede de favorec­i­men­to políti­co e econômi­co.

De acor­do com os autos, o esque­ma desvi­a­va mil­hões de reais des­ti­na­dos à edu­cação munic­i­pal, recur­sos que dev­e­ri­am ser apli­ca­dos no paga­men­to de pro­fes­sores, mel­ho­ria das esco­las e na val­oriza­ção da rede públi­ca de ensi­no. No entan­to, parte sig­ni­fica­ti­va desse mon­tante acabou sendo repas­sa­da para pes­soas sem qual­quer vín­cu­lo fun­cional com a edu­cação, incluin­do Petro­n­io Már­cio Lima Vale, irmão da pres­i­dente da Assem­bleia, que rece­bia salários men­sais de R$ 7 mil, sem prestar serviços ao municí­pio.

A denún­cia tam­bém apon­ta que out­ros ali­a­dos da cúpu­la políti­ca estad­ual foram ben­e­fi­ci­a­dos. Empresários, lid­er­anças locais e par­entes de vereadores rece­ber­am paga­men­tos, muitos deles sem nun­ca terem pisa­do nas unidades esco­lares de Urbano San­tos. O Min­istério Públi­co Eleitoral já abriu pro­ced­i­men­to para apu­rar não ape­nas o desvio de recur­sos, mas tam­bém a pos­sív­el práti­ca de cap­tação ilíci­ta de votos, já que parte do din­heiro foi usa­do para com­pra e dis­tribuição de mate­ri­ais de con­strução durante o perío­do eleitoral.

O envolvi­men­to dire­to de par­entes de fig­uras de peso da políti­ca estad­ual acen­deu o aler­ta sobre o uso da máquina públi­ca munic­i­pal como instru­men­to de for­t­alec­i­men­to de gru­pos políti­cos, inclu­sive com ram­i­fi­cações na Assem­bleia Leg­isla­ti­va. A situ­ação gera descon­for­to entre par­la­mentares e líderes do gov­er­no estad­ual, que veem no caso um poten­cial des­gaste insti­tu­cional e eleitoral.

Enquan­to a inves­ti­gação avança, cresce a pressão por posi­ciona­men­tos públi­cos tan­to do prefeito Clemil­ton Bar­ros quan­to da dep­uta­da Irace­ma Vale, cuja lig­ação com o caso, mes­mo que indi­re­ta, ficou expos­ta pela relação famil­iar envolvi­da no esque­ma. O proces­so segue trami­tan­do na Justiça Eleitoral e pode resul­tar na cas­sação de mandatos e na ineleg­i­bil­i­dade dos envolvi­dos, além de abrir cam­in­ho para inves­ti­gações crim­i­nais.

(TRE-MA) – Proces­so nº 0600003–19.2025.6.10.0073.

O proces­so segue em sig­i­lo.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x