A Alumar completa, com êxito, teste de sirenes

A Alumar completa, com êxito, teste de sirenes

No dia 12 de agos­to, a Alumar alcançou um mar­co sig­ni­fica­ti­vo ao realizar, com suces­so, o teste de sirenes nas comu­nidades de Coqueiro, Mangue Seco e nas insta­lações da Alumar. Este teste, parte inte­grante do Plano de Ação de Emergên­cia (PAE) aprova­do pelas Defe­sas Civis Estad­ual e Munic­i­pal, reforça o com­pro­mis­so con­tín­uo da Alumar com a segu­rança das comu­nidades viz­in­has.
A ação con­jun­ta envolveu o Con­sór­cio Alumar, jun­ta­mente com as Defe­sas Civis, Polí­cia Rodoviária Fed­er­al, Polí­cia Civ­il, Sec­re­taria Munic­i­pal de Trân­si­to e Trans­portes (SMTT), SAMU, Polí­cia Mil­i­tar, Cor­po de Bombeiros, Cen­tro de Zoonoses, Sec­re­taria de Esta­do de Meio Ambi­ente e Recur­sos Nat­u­rais, líderes comu­nitários, colab­o­radores da Alumar e moradores locais.
Walmer Rocha, Dire­tor da Alumar, expres­sou seu recon­hec­i­men­to: “O suces­so deste teste de sirenes reflete a ded­i­cação, par­tic­i­pação ati­va e colab­o­ração de todas as partes envolvi­das. Este mar­co reafir­ma que nos­sa união e abor­dagem alta­mente téc­ni­ca resul­taram em um avanço con­cre­to em direção à segu­rança das comu­nidades viz­in­has”, disse.
O teste foi con­duzi­do a par­tir das 9h, com o primeiro aciona­men­to real­iza­do na comu­nidade de Coqueiro. Cada toque das sirenes teve duração de aprox­i­mada­mente de um min­u­to, seguin­do as dire­trizes do PAE. Além de ver­i­ficar o fun­ciona­men­to efi­caz dos equipa­men­tos, os testes foram cru­ci­ais para avaliar o alcance sonoro nas comu­nidades abrangi­das pelo PAE. As local­i­dades próx­i­mas à fábri­ca, incluin­do Coqueiro, Port­in­ho, Vila Natal, Maru­aí, Pedrin­has, Inhaú­ma, Agua­da, Novo Hor­i­zonte e Mangue Seco, ouvi­ram clara­mente os sinais das sirenes. Impor­tante notar que a roti­na da pop­u­lação não foi afe­ta­da, alin­han­do-se ao propósi­to do PAE.
Daniel Flo­ren­zano, Ger­ente de Relações Insti­tu­cionais, Comu­ni­cação e Sus­tentabil­i­dade, salien­tou a importân­cia do tra­bal­ho de divul­gação do PAE: “Ao lon­go do últi­mo ano, a Alumar tem pro­movi­do uma cul­tura de pre­venção e segu­rança em colab­o­ração com as comu­nidades. A insta­lação das sirenes é um pas­so fun­da­men­tal para aten­der às reg­u­la­men­tações legais e reforçar a segu­rança que sem­pre foi uma pri­or­i­dade”.
O Plano de Ação de Emergên­cia (PAE) está lig­a­do ao Plano de Segu­rança de Bar­ra­gens da Alumar, aten­den­do aos req­ui­si­tos da Lei 14.066/2020. O Coro­nel Amor­im, Coor­de­nador da Defe­sa Civ­il do Maran­hão, desta­cou a relevân­cia desse Plano, ressaltan­do que visa apri­morar pro­ced­i­men­tos e garan­tir oper­ações seguras para os colab­o­radores e comu­nidades adja­centes.
O super­in­ten­dente da Defe­sa Civ­il de São Luís, Alexsan­dro Nogueira, enfa­ti­zou o poder da união: “A colab­o­ração em prol da segu­rança comu­nitária é um teste­munho de cidada­nia efe­ti­va, demon­stran­do resul­ta­dos tangíveis”.

Sobre a Alumar
O Con­sór­cio de Alumínio do Maran­hão — Alumar — é um dos maiores com­plex­os indus­tri­ais globais de pro­dução de alu­mi­na e alumínio. Fun­da­do em jul­ho de 1984, o con­sór­cio é com­pos­to pelas empre­sas Alcoa, Rio Tin­to e South32, desem­pen­han­do um papel sig­ni­fica­ti­vo no Maran­hão.
Aprox­i­mada­mente 90% de seus colab­o­radores são ori­un­dos do Maran­hão, demon­stran­do um forte com­pro­mis­so com a comu­nidade local. A gestão integra­da da Alumar abrange qual­i­dade, saúde, segu­rança e meio ambi­ente, basea­da nas nor­mas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a pres­ti­gia­da cer­ti­fi­cação ASI (Alu­mini­um Stew­ard­ship Ini­tia­tive), um impor­tante selo de sus­tentabil­i­dade na cadeia de val­or do alumínio.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x