Os senadores Weverton Rocha e Ana Paula Lobato, ambos do PDT, anunciaram nesta terça-feira (3) que apoiarão a candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, descartando a possibilidade de apoio à conterrânea Eliziane Gama. A decisão foi confirmada em nota oficial pela Executiva Nacional do PDT, que destacou a “comprovada capacidade parlamentar, de gestão e de liderança” de Alcolumbre, atualmente presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ex-presidente do Senado.
A bancada do PDT no Senado é formada por Weverton (MA), Ana Paula Lobato (MA) e Leila Barros (DF). O apoio a Alcolumbre, que é visto como o favorito na disputa, reflete a confiança do partido na capacidade do senador de dar continuidade ao trabalho de Rodrigo Pacheco, atual presidente da Casa. Segundo o comunicado do PDT, Alcolumbre teria condições de preservar a autonomia do Senado, mantendo a estabilidade democrática e a harmonia entre os Poderes.
Além dos senadores, o apoio a Alcolumbre foi formalizado pelo presidente nacional licenciado do PDT e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e pelo presidente em exercício do partido, deputado federal André Figueiredo (CE). A movimentação do PDT reforça a articulação de Alcolumbre nos bastidores para reassumir o comando do Senado, em um cenário onde ele já conta com o apoio de Pacheco e outros líderes políticos influentes.