Vídeo: Deputada Mical Damasceno defende parlamentar acusado de violência contra ex-esposa

Vídeo: Deputada Mical Damasceno defende parlamentar acusado de violência contra ex-esposa

 

A dep­uta­da estad­ual Mical Dam­a­s­ceno usou a tri­buna da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão (ALEMA) para defend­er o dep­uta­do Dal­ton Arru­da, acu­sa­do de agressão con­tra sua ex-esposa. Durante seu dis­cur­so, Mical afir­mou que “Deus per­doou” o cole­ga par­la­men­tar e criti­cou o movi­men­to fem­i­nista por, segun­do ela, pro­mover uma “guer­ra con­tra o homem”, veja o vídeo :

Mical, que já havia cau­sa­do polêmi­ca ao declarar que gostaria de “encher o plenário de macho”, e sem­pre reafir­mou sua visão de que a mul­her deve ser sub­mis­sa ao mari­do. Suas declar­ações ger­aram indig­nação entre par­la­mentares e movi­men­tos soci­ais, que con­sid­er­aram sua pos­tu­ra uma afronta às víti­mas de vio­lên­cia domés­ti­ca.

Dal­ton Arru­da foi pre­so em fla­grante em novem­bro de 2021 por invadir a residên­cia da ex-esposa e des­cumprir medi­das pro­te­ti­vas. A denún­cia con­tra ele inclui agressões físi­cas e psi­cológ­i­cas. Ini­cial­mente, sua prisão foi con­ver­ti­da para domi­cil­iar com tornozeleira eletrôni­ca, mas pos­te­ri­or­mente ele voltou ao regime fecha­do. Em 2023, novos áudios atribuí­dos ao dep­uta­do rev­e­laram ameaças de morte con­tra a ex-esposa e ataques a uma mag­istra­da.

Enquan­to Mical Dam­a­s­ceno ten­ta min­i­mizar as acusações con­tra o par­la­men­tar, a pres­i­dente da ALEMA, dep­uta­da Irace­ma Vale, rece­beu rep­re­sen­tantes de movi­men­tos fem­i­nistas que pedem a des­ti­tu­ição ime­di­a­ta de Dal­ton Arru­da, “Hoje foi um dia de escu­ta, diál­o­go e com­pro­mis­so”, afir­mou Irace­ma. Durante a reunião, as lid­er­anças reforçaram a neces­si­dade de medi­das mais rig­orosas para com­bat­er a vio­lên­cia de gênero e garan­tir que agres­sores não ocu­pem car­gos públi­cos.

Além da saí­da de Arru­da, os gru­pos exi­gi­ram a revo­gação de uma hon­raria con­ce­di­da a ele pela Polí­cia Mil­i­tar do Maran­hão e a cri­ação de um canal per­ma­nente de diál­o­go entre a ALEMA e os movi­men­tos de mul­heres. O encon­tro con­tou com a par­tic­i­pação de diver­sas enti­dades que reafir­maram a importân­cia de políti­cas públi­cas para a pro­teção das víti­mas de vio­lên­cia domés­ti­ca.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x