Umbelino Júnior é alvo de operação do GAECO

Umbelino Júnior é alvo de operação do GAECO

 

O vereador de São Luís, Joaquim Umbe­li­no Ribeiro Júnior, é um dos alvos da Oper­ação Occul­ta Nexus, deflagra­da pelo Grupo de Atu­ação Espe­cial de Com­bate às Orga­ni­za­ções Crim­i­nosas (Gae­co) do Min­istério Públi­co do Maran­hão. A ação, real­iza­da na man­hã des­ta quar­ta-feira, 13, nos municí­pios de São Luís e Imper­a­triz, cumpre 15 man­da­dos de bus­ca e apreen­são, com base em inves­ti­gações sobre desvio de salários de servi­dores do seu gabi­nete, práti­ca con­heci­da como “rachad­in­ha”.

De acor­do com o Gae­co, Umbe­li­no lid­er­a­va uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa que envolvia famil­iares, como sua esposa, cun­hados e sogro, além de out­ros colab­o­radores, para praticar atos ilíc­i­tos, incluin­do a lavagem de din­heiro e fal­si­dade ide­ológ­i­ca. O esque­ma con­sis­tia no desvio de salários dos fun­cionários de seu gabi­nete, com a colab­o­ração de par­entes e asses­sores próx­i­mos.

O Min­istério Públi­co pediu a prisão pre­ven­ti­va de Umbe­li­no e out­ros três inves­ti­ga­dos, mas a Vara Espe­cial Cole­gia­da dos Crimes Orga­ni­za­dos deter­mi­nou medi­das caute­lares, como o afas­ta­men­to do car­go, proibição de con­ta­to com os demais envolvi­dos e o blo­queio de val­ores nas con­tas dos sus­peitos, total­izan­do mais de R$ 2,1 mil­hões. As medi­das visam evi­tar a obstrução das inves­ti­gações e garan­tir o ressarci­men­to ao erário.

A oper­ação con­tou com a colab­o­ração de diver­sas forças de segu­rança e foi con­duzi­da pelos pro­mo­tores do Gae­co, que con­tin­u­am anal­isan­do doc­u­men­tos e equipa­men­tos apreen­di­dos. O nome da oper­ação, Occul­ta Nexus, faz refer­ên­cia às conexões ocul­tas entre os inves­ti­ga­dos no esque­ma crim­i­noso, que envolvia o desvio de recur­sos de for­ma dis­sim­u­la­da e ilíci­ta.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x