O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registra oficialmente a suspensão dos direitos políticos do deputado estadual Hemetério Weba Filho, após a confirmação de condenação por improbidade administrativa. Com a sentença transitada em julgado, ele está impedido de votar, ser votado e permanece em situação irregular perante a Justiça Eleitoral, inclusive por conta de uma multa ainda não quitada. A Resolução TSE nº 21.823/2004 respalda a restrição, que impede qualquer tentativa de regularização enquanto durar o impedimento.
No último dia 8 de abril, a juíza da Comarca de Santa Luzia do Paruá determinou o cumprimento da sentença condenatória contra Weba. Com isso, o futuro político do parlamentar não depende mais de notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) à Assembleia Legislativa do Maranhão, mas apenas da formalização da perda de mandato pela Mesa Diretora da Casa. A única possibilidade de reversão seria por meio de uma ordem do Tribunal de Justiça do Maranhão. No entanto, o desembargador Cleones Cunha indeferiu o pedido liminar da defesa, mantendo a decisão que suspende seus direitos políticos por três anos.
Com a decisão, Hemetério Weba Filho torna-se inelegível, perdendo também o direito de disputar cargos públicos nesse período. Quem deve assumir sua vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão é a suplente e ex-deputada Helena Duailibe, respeitando a ordem de suplência da coligação. A expectativa é de que a Alema oficialize a substituição nos próximos dias, conforme determina o regimento interno da Casa.