TSE confirma cassações de Fernando Braide e Wellington do Curso por fraude à cota de gênero

TSE confirma cassações de Fernando Braide e Wellington do Curso por fraude à cota de gênero

 

O Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) man­teve a decisão que cas­sa os mandatos dos dep­uta­dos estad­u­ais Fer­nan­do Braide e Welling­ton do Cur­so, eleitos pelo Par­tido Social Cristão (PSC) nas eleições de 2022. O rela­tor do proces­so, min­istro André Men­donça, con­fir­mou a anu­lação dos votos da cha­pa do PSC após a con­statação de fraude à cota de gênero, práti­ca que con­siste na uti­liza­ção de can­di­dat­uras fem­i­ni­nas fic­tí­cias para burlar a leg­is­lação eleitoral.

De acor­do com o jul­ga­men­to, o PSC teria lança­do can­di­dat­uras fem­i­ni­nas ape­nas para cumprir a exigên­cia legal de no mín­i­mo 30% de can­di­dat­uras de cada gênero, sem que essas can­di­datas tivessem de fato par­tic­i­pa­do da dis­pu­ta. A decisão do rela­tor ain­da será anal­isa­da pelo plenário do TSE, o que pode definir, em caráter defin­i­ti­vo, a per­da de manda­to dos par­la­mentares envolvi­dos.

A defe­sa de Welling­ton do Cur­so infor­mou que recor­rerá da decisão, ale­gan­do que não hou­ve dolo por parte do dep­uta­do. Já Fer­nan­do Braide ain­da não se man­i­festou pub­li­ca­mente sobre o caso. A cas­sação dos votos da cha­pa pode impactar dire­ta­mente a com­posição da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x