Sem anistia!! STF derruba trama da Câmara e mantém ação contra Ramagem

Sem anistia!! STF derruba trama da Câmara e mantém ação contra Ramagem

A Primeira Tur­ma do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) for­mou maio­r­ia, nes­ta sex­ta-feira (9), para restringir os efeitos da decisão da Câmara dos Dep­uta­dos que havia sus­pendi­do a ação penal con­tra o dep­uta­do Alexan­dre Ram­agem (PL-RJ), inves­ti­ga­do por envolvi­men­to na ten­ta­ti­va de golpe durante o gov­er­no do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro. Com placar de 4 votos a 0, os min­istros reafir­maram que a Câmara não pode anu­lar inte­gral­mente o proces­so, mes­mo com base na imu­nidade par­la­men­tar pre­vista na Con­sti­tu­ição.

A decisão rep­re­sen­ta um freio à manobra políti­ca da base bol­sonar­ista na Câmara, que ten­tou blindar Ram­agem das inves­ti­gações em cur­so. Segun­do o entendi­men­to do Supre­mo, a sus­pen­são de ações penais con­tra par­la­mentares não pode ser usa­da como escu­do para crimes graves e aten­tatórios à ordem democráti­ca. O STF delimi­ta, assim, os lim­ites do poder Leg­isla­ti­vo diante do Judi­ciário em casos que envolvam ameaças insti­tu­cionais.

Com isso, Ram­agem seguirá respon­den­do por três acusações: ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do, par­tic­i­pação em orga­ni­za­ção crim­i­nosa arma­da e ten­ta­ti­va de abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito. Por out­ro lado, o STF aca­tou par­cial­mente a decisão da Câmara e sus­pendeu tem­po­rari­a­mente duas acusações rela­cionadas a danos ao patrimônio públi­co, sem anu­lar o cerne da denún­cia que o liga à tra­ma golpista.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x