SEAD Sob Suspeita: Licitação suspensa após alegações de irregularidades

SEAD Sob Suspeita: Licitação suspensa após alegações de irregularidades

A Sec­re­taria de Esta­do da Admin­is­tração do Maran­hão (SEAD) enfrenta um novo capí­tu­lo de polêmi­cas após a sus­pen­são de con­tratos em uma lic­i­tação para serviços de manutenção de ar-condi­ciona­do. A empre­sa Átrios Comér­cio, Serviços e Manutenção Ltda. impetrou man­da­do de segu­rança con­tra sua inabil­i­tação no pregão eletrôni­co nº 003/2024, ale­gan­do que foi desclas­si­fi­ca­da de for­ma irreg­u­lar enquan­to a empre­sa vence­do­ra apre­sen­tou doc­u­men­tos suposta­mente incon­sis­tentes.

O pon­to cen­tral do caso é a ale­gação de que a Átrios foi inabil­i­ta­da dev­i­do à supos­ta ausên­cia de com­pro­vação téc­ni­ca de um engen­heiro de segu­rança do tra­bal­ho, emb­o­ra a doc­u­men­tação apre­sen­ta­da aten­desse aos req­ui­si­tos do edi­tal. Atas emi­ti­das pelo CREA-MA con­fir­mavam a exper­iên­cia téc­ni­ca exigi­da, mas a jus­ti­fica­ti­va para a desclas­si­fi­cação foi con­sid­er­a­da con­tra­ditória pela justiça, que con­cedeu lim­i­nar a favor da empre­sa.

A decisão judi­cial tam­bém desta­cou a existên­cia de indí­cios de irreg­u­lar­i­dades nos doc­u­men­tos apre­sen­ta­dos pela empre­sa vence­do­ra. A lim­i­nar deter­mi­nou a sus­pen­são da habil­i­tação des­ta con­cor­rente e exigiu a reavali­ação dos doc­u­men­tos da Átrios, com o obje­ti­vo de resta­b­ele­cer a igual­dade e a transparên­cia no proces­so lic­i­tatório.

Enquan­to isso, a Sec­re­taria Adjun­ta de Lic­i­tações e Com­pras Estratég­i­cas (SALIC) ini­ciou uma apu­ração inter­na sobre as pos­síveis fal­has no proces­so. Até o momen­to, não há decisão defin­i­ti­va quan­to à val­i­dade da doc­u­men­tação da empre­sa vence­do­ra, mas o caso já des­per­ta ques­tion­a­men­tos sobre a con­dução das lic­i­tações no órgão, veja a decisão judi­cial:

Decisão sead

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x