PT Nacional aprova Comissão Provisória no Maranhão e exclui judicializantes do processo

PT Nacional aprova Comissão Provisória no Maranhão e exclui judicializantes do processo

A Direção Nacional do Par­tido dos Tra­bal­hadores (PT) aprovou, nes­ta terça-feira (16), a insta­lação de uma Comis­são Pro­visória no Maran­hão para con­duzir o par­tido até a real­iza­ção de uma nova eleição estad­ual. A medi­da exclui da com­posição todos os fil­i­a­dos que recor­reram à Justiça con­tra as decisões inter­nas do PT, em lin­ha com a res­olução nacional que veda a par­tic­i­pação de “judi­cial­izantes” nas instân­cias pro­visórias.

Com a decisão, três pon­tos ficam definidos: encer­ra-se a guer­ra jurídi­ca que par­al­isa­va o proces­so inter­no no esta­do, uma Direção Pro­visória será nomea­da para admin­is­trar o par­tido no Maran­hão e os mil­i­tantes que acionaram o Judi­ciário ficam de fora desse novo ciclo de orga­ni­za­ção. A respon­s­abil­i­dade cen­tral da comis­são será realizar um Proces­so Extra­ordinário de Eleição Dire­ta (PEDEX) volta­do exclu­si­va­mente para a escol­ha da nova direção estad­ual.

Impor­tante destacar que a medi­da não atinge os diretórios munic­i­pais. Ou seja, os municí­pios não terão novas eleições, preser­van­do a autono­mia das direções locais eleitas durante o PED 2025. A inter­venção se restringe ape­nas à instân­cia estad­ual, onde os lití­gios vin­ham tra­van­do o fun­ciona­men­to da leg­en­da.

A Direção Nacional tam­bém adiantou que dev­erá delib­er­ar, em momen­to opor­tuno, sobre as penal­i­dades a serem apli­cadas aos fil­i­a­dos que acionaram o par­tido na Justiça, reforçan­do a defe­sa da autono­mia inter­na e da dis­ci­plina par­tidária, veja a decisão Res­olução para cri­ação de Comis­sões Pro­visórias em casos de judi­ci­aiza­ção do PED 2025 aprova­da CE

Leia Também:  Iracema usa festa pública para lançar sobrinho do Governador
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x