Nos últimos dias, moradores de São Luís têm manifestado crescente insatisfação com a disparidade entre as promessas feitas pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) e a realidade vivida na capital.
A campanha eleitoral e propaganda de TV do prefeito destaca supostos avanços e melhorias na cidade.
A percepção geral, no entanto, é de que o que é mostrado nas propagandas eleitorais não reflete a verdadeira situação das ruas, dos bairros e dos serviços públicos. A insatisfação com a qualidade da infraestrutura urbana, saúde e transporte público têm se intensificado, e essa desconexão entre discurso e prática está começando a se consolidar como um sentimento comum entre os eleitores.
Essa crescente insatisfação pode ter um impacto direto nas próximas pesquisas de opinião. À medida que os cidadãos se sentem cada vez mais descontentes com a gestão, a popularidade do atual prefeito pode sofrer um declínio, refletindo o desejo de mudanças por parte da população.
As duas últimas pesquisas mostram esse cenário. Enquanto a Quest que apresentou Braide com 60%, a Datailha aponta 56% — quatro pontos percentuais a menos. Essa quebra é resultado da percepção da população que a propaganda eleitoral e a realidade são diferentes.
O sentimento de desconexão entre a “Ilha da Fantasia” de Braide e a realidade evidencia um cenário de desgaste político que pode influenciar diretamente o resultado das urnas em 6 de outubro.