Primeira Turma do STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão

Primeira Turma do STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão

 

A Primeira Tur­ma do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) con­de­nou, nes­ta quin­ta-feira (11), o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão pela tra­ma golpista que ten­tou man­tê-lo no poder. A pena foi fix­a­da a par­tir de pro­pos­ta do rela­tor Alexan­dre de Moraes, acom­pan­ha­da por Flávio Dino, Cár­men Lúcia e Cris­tiano Zanin. O min­istro Luiz Fux divergiu e defend­eu a absolvição.

Do total, Bol­sonaro dev­erá cumprir 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 9 meses de detenção. Além dis­so, a Primeira Tur­ma deter­mi­nou o paga­men­to de 124 dias-mul­ta, cal­cu­la­dos em dois salários mín­i­mos cada. A decisão reflete a respon­s­abi­liza­ção do ex-pres­i­dente por cin­co crimes no núcleo cen­tral da tra­ma golpista.

As penas foram dis­tribuí­das da seguinte for­ma: 7 anos e 7 meses por orga­ni­za­ção crim­i­nosa, 6 anos e 6 meses por abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, e 8 anos e 2 meses por golpe de Esta­do. Este últi­mo foi con­sid­er­a­do o crime mais grave entre os imputa­dos ao ex-chefe do Exec­u­ti­vo.

Bol­sonaro tam­bém rece­beu 2 anos e 6 meses por dano qual­i­fi­ca­do e out­ros 2 anos e 6 meses por dete­ri­o­ração de patrimônio. A soma de todas as penas resul­tou em 27 anos e 3 meses de prisão, além das mul­tas. O jul­ga­men­to mar­ca um capí­tu­lo deci­si­vo no enfrenta­men­to das investi­das con­tra a democ­ra­cia brasileira.

Leia Também:  Novo Salário Mínimo já tem data para pagamento
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x