A Polícia Federal no Maranhão realizou, nesta terça-feira (17), a Operação Cativeiro Invisível no município de Jenipapo dos Vieiras, visando combater a exploração financeira de indígenas da Terra Lagoa Comprida. A ação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Maranhão.
Segundo as investigações, comerciantes locais estariam retendo cartões de benefícios sociais e previdenciários como garantia de pagamento de dívidas, obtidas através de mercadorias vendidas a preços abusivos e empréstimos a juros elevados. Há também indícios de que empréstimos tenham sido feitos em nome dos indígenas sem seu consentimento junto a instituições financeiras.
Durante as diligências, a PF apreendeu cartões pertencentes aos indígenas, devolvidos com apoio da FUNAI. Outros itens como armas, munições, documentos de identidade e cartões de benefícios também foram encontrados. Dois suspeitos foram presos em flagrante por posse ilegal de armas.
O nome da operação, Cativeiro Invisível, simboliza a exploração velada enfrentada pelos indígenas, submetidos a um ciclo opressivo de dívidas e manipulação econômica. A Polícia Federal continuará as investigações para identificar todos os envolvidos e adotar as medidas legais cabíveis.