Polícia Federal deflagra operação contra exploração econômica de indígenas no Maranhão

Polícia Federal deflagra operação contra exploração econômica de indígenas no Maranhão

 

A Polí­cia Fed­er­al no Maran­hão real­i­zou, nes­ta terça-feira (17), a Oper­ação Cativeiro Invisív­el no municí­pio de Jeni­pa­po dos Vieiras, visan­do com­bat­er a explo­ração finan­ceira de indí­ge­nas da Ter­ra Lagoa Com­pri­da. A ação cumpriu 10 man­da­dos de bus­ca e apreen­são expe­di­dos pela 2ª Vara Fed­er­al Crim­i­nal da Seção Judi­ciária do Maran­hão.

Segun­do as inves­ti­gações, com­er­ciantes locais estari­am retendo cartões de bene­fí­cios soci­ais e prev­i­den­ciários como garan­tia de paga­men­to de dívi­das, obti­das através de mer­cado­rias ven­di­das a preços abu­sivos e emprés­ti­mos a juros ele­va­dos. Há tam­bém indí­cios de que emprés­ti­mos ten­ham sido feitos em nome dos indí­ge­nas sem seu con­sen­ti­men­to jun­to a insti­tu­ições finan­ceiras.

Durante as diligên­cias, a PF apreen­deu cartões per­ten­centes aos indí­ge­nas, devolvi­dos com apoio da FUNAI. Out­ros itens como armas, munições, doc­u­men­tos de iden­ti­dade e cartões de bene­fí­cios tam­bém foram encon­tra­dos. Dois sus­peitos foram pre­sos em fla­grante por posse ile­gal de armas.

O nome da oper­ação, Cativeiro Invisív­el, sim­boliza a explo­ração vela­da enfrenta­da pelos indí­ge­nas, sub­meti­dos a um ciclo opres­si­vo de dívi­das e manip­u­lação econômi­ca. A Polí­cia Fed­er­al con­tin­uará as inves­ti­gações para iden­ti­ficar todos os envolvi­dos e ado­tar as medi­das legais cabíveis.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x