Polícia Federal deflagra Operação Camisaria contra fraudes no sistema previdenciário no Maranhão

Polícia Federal deflagra Operação Camisaria contra fraudes no sistema previdenciário no Maranhão

 

Na man­hã des­ta quar­ta-feira, 18 de setem­bro de 2024, a Polí­cia Fed­er­al deu iní­cio à Oper­ação Camis­aria, com o obje­ti­vo de com­bat­er um esque­ma crim­i­noso que envolvia fraudes no sis­tema prev­i­den­ciário. A oper­ação foi real­iza­da nas cidades de São Luís, São José de Riba­mar, San­ta Rita e Guimarães, todas local­izadas no esta­do do Maran­hão. O grupo crim­i­noso ali­ci­a­va idosos em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade para se pas­sarem por ben­efi­ciários do INSS, uti­lizan­do doc­u­men­tos de iden­ti­fi­cação fal­sos para sacar bene­fí­cios de for­ma fraud­u­len­ta.

As inves­ti­gações, ini­ci­adas em abril de 2024, rev­e­laram que os idosos rece­bi­am uma peque­na parte dos val­ores reti­ra­dos, enquan­to o grupo se apro­pri­a­va da maior parte do din­heiro. Além dos saques, os crim­i­nosos tam­bém real­izavam emprés­ti­mos bancários em nome dessas víti­mas. Segun­do a Coor­de­nação-Ger­al de Inteligên­cia da Pre­v­idên­cia Social (CGINP), o pre­juí­zo esti­ma­do é de R$ 930 mil anu­ais, com uma econo­mia pro­je­ta­da de R$ 10,8 mil­hões após a sus­pen­são dos bene­fí­cios fraud­u­len­tos.

Durante a oper­ação, 70 poli­ci­ais fed­erais cumpri­ram 20 man­da­dos de bus­ca e apreen­são, resul­tan­do no afas­ta­men­to dos sig­i­los bancário e fis­cal dos inves­ti­ga­dos, além do seque­stro de seus bens. Se as acusações forem con­fir­madas, os envolvi­dos podem respon­der por este­lion­a­to con­tra o INSS, fal­si­fi­cação de doc­u­men­tos e asso­ci­ação crim­i­nosa, com penas que podem ultra­pas­sar 15 anos de prisão. O nome “Camis­aria” faz refer­ên­cia aos suportes dos doc­u­men­tos fal­si­fi­ca­dos, apel­i­da­dos de “camisa” pelos crim­i­nosos.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x