Plano B: Carlos Brandão ameaça romper com Lula caso não haja apoio a “Orleões”

Plano B: Carlos Brandão ameaça romper com Lula caso não haja apoio a “Orleões”

 

Segun­do fontes pala­cianas, o gov­er­nador Car­los Brandão já teria um plano B em anda­men­to caso o pres­i­dente Lula não declare apoio ao seu pro­je­to famil­iar de poder, que inclui a sucessão do gov­er­no estad­ual nas mãos do seu sobrin­ho. Nos basti­dores, há a con­vicção de que Brandão condi­ciona a manutenção da aliança com o Planal­to à adesão explíci­ta ao chama­do “oli­gar­quia famil­iar”, como vem sendo apel­i­da­do o grupo famil­iar que dom­i­na o Palá­cio dos Leões.

O gov­er­no de Brandão, emb­o­ra for­mal­mente alin­hado ao PT, é sus­ten­ta­do por nomes do bol­sonar­is­mo maran­hense como Mical Dam­a­s­ceno, Yglé­sio Moy­ses e, ago­ra, tam­bém pelo dep­uta­do fed­er­al Aluí­sio Mendes — um dos ali­a­dos mais fiéis de Jair Bol­sonaro no Con­gres­so Nacional. As con­ver­sas com a ala da extrema dire­i­ta já estari­am avançadas e incluem artic­u­lações com dep­uta­dos fed­erais que orbitam fora da base lulista.

Enquan­to o Planal­to hesi­ta, o bol­sonar­is­mo cresce no Maran­hão, encon­tran­do ter­reno fér­til em um gov­er­no que cam­in­ha em direção opos­ta ao que pre­ga o cam­po pro­gres­sista. Brandão, cada vez mais vis­to como um “traidor políti­co”, apos­ta alto num jogo que pode cus­tar caro tan­to para ele quan­to para a gov­ern­abil­i­dade do Esta­do.

Ape­sar da ten­são, Brandão apos­ta que as pesquisas indicam uma que­da na pop­u­lar­i­dade de Lula no Maran­hão e, por isso, estaria con­ven­ci­do de que pode sobre­viv­er politi­ca­mente sem o apoio do pres­i­dente. O gov­er­nador acred­i­ta que, com o uso da máquina estad­ual e o apoio de setores con­ser­vadores, con­seguirá via­bi­lizar a eleição do sobrin­ho mes­mo rompen­do com o PT.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x