PF realiza operação contra esquema de descontos ilegais no INSS e tem senador Weverton Rocha como alvo

PF realiza operação contra esquema de descontos ilegais no INSS e tem senador Weverton Rocha como alvo

 

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou nes­ta quin­ta-feira (18) uma nova fase da Oper­ação Sem Descon­to, que apu­ra um esque­ma nacional de descon­tos ile­gais em aposen­ta­do­rias e pen­sões do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os alvos estão o senador Wev­er­ton Rocha (PDT-MA) e um asses­sor par­la­men­tar, que tiver­am man­da­dos de bus­ca e apreen­são cumpri­dos em suas residên­cias, por deter­mi­nação do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al.

No âmbito do Min­istério da Pre­v­idên­cia, o secretário-exec­u­ti­vo Adroal­do Por­tal foi afas­ta­do do car­go e teve prisão domi­cil­iar dec­re­ta­da. A PF tam­bém pren­deu Romeu Car­val­ho Antunes, fil­ho de Antônio Car­los Cami­lo Antunes, con­heci­do como “Care­ca do INSS”, apon­ta­do como um dos oper­adores do esque­ma e pre­so des­de setem­bro. As inves­ti­gações indicam que, entre 2019 e 2024, aposen­ta­dos e pen­sion­istas sofr­eram descon­tos men­sais não autor­iza­dos em seus bene­fí­cios, com pre­juí­zo esti­ma­do em até R$ 6,3 bil­hões.

Nes­ta fase da oper­ação, a Polí­cia Fed­er­al e a Con­tro­lado­ria-Ger­al da União cumprem 52 man­da­dos de bus­ca e apreen­são, 16 man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va e out­ras medi­das caute­lares em São Paulo, Paraí­ba, Rio Grande do Norte, Per­nam­bu­co, Minas Gerais, Maran­hão e no Dis­tri­to Fed­er­al. Segun­do a PF, o esque­ma uti­liza­va asso­ci­ações que sim­ulavam a fil­i­ação de ben­efi­ciários para jus­ti­ficar os descon­tos. O caso já resul­tou na saí­da do ex-min­istro da Pre­v­idên­cia Car­los Lupi, que deixou o car­go após o avanço das inves­ti­gações.

Leia Também:  MPF pede condenação de prefeito de Barra do Corda (MA) por suspeita de superfaturamento em aluguel de equipamento para exames de covid-19
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x