PF desmascara esquema milionário com verbas da educação no Maranhão: prefeito e secretários afastados

PF desmascara esquema milionário com verbas da educação no Maranhão: prefeito e secretários afastados

 

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou, na man­hã des­ta quar­ta-feira (22), a Oper­ação San­ta Cha­ga, que expõe um novo escân­da­lo envol­ven­do o desvio de recur­sos públi­cos da edu­cação no Maran­hão. A ação, real­iza­da em con­jun­to com a Con­tro­lado­ria-Ger­al da União (CGU), tem como alvo uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa que teria desvi­a­do ver­bas do FUNDEB — fun­do des­ti­na­do à manutenção e ao desen­volvi­men­to da edu­cação bási­ca. A inves­ti­gação já resul­tou no afas­ta­men­to do prefeito de São Bened­i­to do Rio Pre­to, Wal­las Gonçalves Rocha, além de três servi­dores da área edu­ca­cional.

De acor­do com a PF, 17 man­da­dos de bus­ca e apreen­são foram cumpri­dos nas cidades de São Bened­i­to do Rio Pre­to, Jato­bá, Urbano San­tos e São Luís. A Justiça Fed­er­al tam­bém deter­mi­nou o afas­ta­men­to do secretário de Edu­cação, da secretária-adjun­ta e da orde­nado­ra de despe­sas do municí­pio. O grupo é sus­peito de uti­lizar recur­sos da edu­cação para fins eleitorais e para ben­e­fi­ciar famil­iares e empre­sas lig­adas a agentes políti­cos locais.

As inves­ti­gações apon­tam que parte dos recur­sos do FUNDEB foi desvi­a­da para pes­soas sem vín­cu­lo com a rede de ensi­no, servin­do como moe­da de tro­ca por apoio políti­co. Empre­sas con­tratadas pela prefeitu­ra tam­bém são inves­ti­gadas por par­tic­i­pação em um supos­to esque­ma de fraudes em lic­i­tações e lavagem de din­heiro, práti­ca que pode ter desvi­a­do val­ores mil­ionários des­ti­na­dos a esco­las e alunos da rede públi­ca.

Leia Também:  Felipe Camarão é abraçado pela Baixada Maranhense em mais uma edição do “Diálogos pelo Maranhão”
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x