PF desarticula grupo criminoso que fraudava censo escolar no Maranhão

PF desarticula grupo criminoso que fraudava censo escolar no Maranhão

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou, na man­hã des­ta quar­ta-feira, 27/11, a Oper­ação Non­sense II, com a final­i­dade de desar­tic­u­lar grupo crim­i­noso respon­sáv­el por frau­dar o Cen­so Esco­lar Munic­i­pal de Serrano/MA.

Prestaram apoio no cur­so da inves­ti­gação a Con­tro­lado­ria Ger­al da União e o Tri­bunal de Con­tas do Esta­do do Maran­hão.

De acor­do com as inves­ti­gações, a fraude ocor­ria com a inserção de dados fal­sos no sis­tema Edu­ca­Cen­so, do Min­istério da Edu­cação, visan­do ao rece­bi­men­to a maior de recur­sos do Fun­do de Manutenção e Desen­volvi­men­to da Edu­cação Bási­ca – FUNDEB.

Con­ta­tou-se um aumen­to extrema­mente acen­tu­a­do na quan­ti­dade de alunos lança­dos na modal­i­dade “Ensi­no de Jovens e Adul­tos”, des­de 2018, cor­re­spon­den­do a um aumen­to de 4.330%, de 2018 a 2022. O aumen­to per­centu­al con­sta­do no referi­do perío­do cor­re­sponde ao maior aumen­to iden­ti­fi­ca­do em todos os municí­pios do Brasil.

Segun­do os dados infor­ma­dos no últi­mo Cen­so Esco­lar, a quan­ti­dade de alunos matric­u­la­dos no EJA cor­re­sponde a 36,29% do total de matrícu­las da rede munic­i­pal, con­sideran­do todas as modal­i­dades de ensi­no.

Tam­bém a par­tir dos dados infor­ma­dos no últi­mo Cen­so, é apurou-se que 15,06% da pop­u­lação do municí­pio estaria matric­u­la­da no EJA.

Ao todo, 20 poli­ci­ais fed­erais par­tic­i­pam da oper­ação, dan­do cumpri­men­to a 5 man­da­dos de bus­ca e apreen­são nas cidades de São Luís, Ser­ra­no e Apicum-Açu além de out­ras medi­das caute­lares, como o afas­ta­men­to do car­go dos agentes públi­cos envolvi­dos.

Se con­fir­madas as sus­peitas, os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por inserção de dados fal­sos, fal­si­dade ide­ológ­i­ca, asso­ci­ação crim­i­nosa, den­tre out­ros crimes.

A Oper­ação foi bati­za­da de “NONSENSE II” em alusão às fraudes per­pe­tradas no Cen­so Esco­lar Munic­i­pal, com a declar­ação desar­ra­zoa­da do quan­ti­ta­ti­vo de matrícu­las de alunos na modal­i­dade Edu­cação de Jovens e Adul­tos – EJA que niti­da­mente esta­va em descom­pas­so com a real­i­dade.

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