PF deflagra Operação SHADOWBAN contra suspeito de crimes cibernéticos em Primeira Cruz/MA

PF deflagra Operação SHADOWBAN contra suspeito de crimes cibernéticos em Primeira Cruz/MA

 

A Polí­cia Fed­er­al no Maran­hão, por meio da Del­e­ga­cia de Repressão a Crimes Cibernéti­cos, defla­grou na man­hã des­ta segun­da-feira (29) a Oper­ação SHADOWBAN, no municí­pio de Primeira Cruz/MA. Durante a ação, foi cumpri­do man­da­do de bus­ca e apreen­são e que­bra de sig­i­lo de dados telemáti­cos con­tra um inves­ti­ga­do por aquisição e com­par­til­hamen­to de ima­gens e vídeos de abu­so sex­u­al infan­to­ju­ve­nil por meio de platafor­mas dig­i­tais.

As medi­das caute­lares foram autor­izadas judi­cial­mente com o obje­ti­vo de reunir provas que con­firmem a auto­ria e a mate­ri­al­i­dade dos crimes. O apar­el­ho celu­lar do inves­ti­ga­do foi apreen­di­do e será sub­meti­do à perí­cia para apro­fun­dar a apu­ração dos fatos. Durante a análise pre­lim­i­nar, já foram local­iza­dos arquiv­os de abu­so sex­u­al infan­to­ju­ve­nil, o que resul­tou na prisão em fla­grante do sus­peito pelo crime de armazena­men­to desse tipo de con­teú­do.

O inves­ti­ga­do pode respon­der por crimes pre­vis­tos nos arti­gos 241‑A e 241‑B do Estatu­to da Cri­ança e do Ado­les­cente (Lei 8.069/90), com penas que podem somar até 10 anos de reclusão. A oper­ação foi bati­za­da de SHADOWBAN, em refer­ên­cia à práti­ca ado­ta­da por platafor­mas da inter­net que impõem restrições a usuários que vio­lam suas dire­trizes com con­du­tas inapro­pri­adas.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x