A Polícia Federal deflagrou a Operação Curimã II, nesta terça-feira (2), com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro no município de Centro Novo do Maranhão. A ação teve como alvo o garimpo do Cipoeiro, onde foram apreendidas e inutilizadas diversas máquinas e motores utilizados em crimes ambientais. A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de forças táticas especializadas.
Durante as diligências, os agentes federais cumpriram também três mandados de busca e apreensão em residências ligadas a investigados por crimes ambientais e de usurpação de bens da União. No local, foram inutilizadas duas máquinas do tipo pá carregadeira, além da apreensão de sete PCs, um trator e dois caminhões caçamba. Os policiais também recolheram motores usados na extração ilegal de minério.
A operação mobilizou equipes do Comando de Operações Aéreas (CAOP), do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), além do apoio aéreo do Centro Tático Aéreo (CTA). O objetivo, segundo a PF, foi garantir a efetividade da ação e evitar a continuidade da degradação ambiental na região.
De acordo com a Polícia Federal, há fortes indícios de crimes previstos na Lei 8.176/1991, que trata da usurpação de bens da União, e na Lei 9.605/1998, referente a crimes ambientais. As investigações prosseguem com a análise de laudos periciais, imagens de satélite e depoimentos dos investigados.