PF deflagra Operação Curimã II contra extração ilegal de ouro no Maranhão

PF deflagra Operação Curimã II contra extração ilegal de ouro no Maranhão

 

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou a Oper­ação Curimã II, nes­ta terça-feira (2), com o obje­ti­vo de com­bat­er a extração ile­gal de ouro no municí­pio de Cen­tro Novo do Maran­hão. A ação teve como alvo o garim­po do Cipoeiro, onde foram apreen­di­das e inuti­lizadas diver­sas máquinas e motores uti­liza­dos em crimes ambi­en­tais. A oper­ação con­tou com o apoio do Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Nat­u­rais Ren­ováveis (IBAMA) e de forças táti­cas espe­cial­izadas.

Durante as diligên­cias, os agentes fed­erais cumpri­ram tam­bém três man­da­dos de bus­ca e apreen­são em residên­cias lig­adas a inves­ti­ga­dos por crimes ambi­en­tais e de usurpação de bens da União. No local, foram inuti­lizadas duas máquinas do tipo pá car­regadeira, além da apreen­são de sete PCs, um tra­tor e dois cam­in­hões caçam­ba. Os poli­ci­ais tam­bém recol­her­am motores usa­dos na extração ile­gal de minério.

A oper­ação mobi­li­zou equipes do Coman­do de Oper­ações Aéreas (CAOP), do Grupo de Bom­bas e Explo­sivos (GBE) e do Grupo de Pronta Inter­venção (GPI), além do apoio aéreo do Cen­tro Táti­co Aéreo (CTA). O obje­ti­vo, segun­do a PF, foi garan­tir a efe­tivi­dade da ação e evi­tar a con­tinuidade da degradação ambi­en­tal na região.

De acor­do com a Polí­cia Fed­er­al, há fortes indí­cios de crimes pre­vis­tos na Lei 8.176/1991, que tra­ta da usurpação de bens da União, e na Lei 9.605/1998, ref­er­ente a crimes ambi­en­tais. As inves­ti­gações prosseguem com a análise de lau­dos peri­ci­ais, ima­gens de satélite e depoi­men­tos dos inves­ti­ga­dos.

Leia Também:  Vídeo: Governador Brandão barra isenção de ICMS para arroz, feijão e ovo, mas mantém benefício para o leite, que beneficia empresa da sua família
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x