PF deflagra operação contra fraudes em benefícios sociais no Maranhão

PF deflagra operação contra fraudes em benefícios sociais no Maranhão

Servi­dores públi­cos são inves­ti­ga­dos por inserir dados fal­sos no CadÚni­co, incluin­do reg­istros de pes­soas já fale­ci­das, para desviar recur­sos do Auxílio Brasil e out­ros pro­gra­mas soci­ais.
A Polí­cia Fed­er­al defla­grou, na man­hã des­ta quin­ta-feira (24/4), a Oper­ação Mor­tos Vivos, com o obje­ti­vo de apu­rar fraudes na con­cessão de bene­fí­cios soci­ais, como o Auxílio Brasil, Bol­sa Família, Auxílio Gás, entre out­ros. Os bene­fí­cios são des­ti­na­dos a pes­soas inscritas no Cadas­tro Úni­co para Pro­gra­mas Soci­ais do Gov­er­no Fed­er­al (CADÚNICO).

As inves­ti­gações rev­e­laram que indi­ví­du­os res­i­dentes no Esta­do do Pará — muitos dos quais já estavam fale­ci­dos à época do reg­istro — foram inde­v­i­da­mente inseri­dos no CADÚNICO por servi­dores públi­cos munic­i­pais de São Luís/MA e São José de Ribamar/MA. Essas inserções irreg­u­lares pos­si­bil­i­taram o rece­bi­men­to inde­v­i­do dos bene­fí­cios, geran­do pre­juí­zos aos cofres públi­cos.

Como parte das medi­das judi­ci­ais autor­izadas, estão sendo cumpri­dos 5 man­da­dos de bus­ca e apreen­são, 1mandado de prisão pre­ven­ti­va e 3 medi­das caute­lares de afas­ta­men­to das funções públi­cas.

A Polí­cia Fed­er­al segue com as inves­ti­gações para iden­ti­ficar todos os envolvi­dos e men­su­rar o total do dano cau­sa­do ao erário. Os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por crimes como este­lion­a­to majo­ra­do, inserção de dados fal­sos em sis­tema de infor­mações, asso­ci­ação crim­i­nosa, entre out­ros.

Mais infor­mações serão forneci­das em momen­to opor­tuno, respei­tan­do o anda­men­to das inves­ti­gações.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x