PF deflagra operação contra esquema milionário de fraudes previdenciárias no Maranhão

PF deflagra operação contra esquema milionário de fraudes previdenciárias no Maranhão

 

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou, na man­hã des­ta quin­ta-feira (03), a Oper­ação Trans­mis­são Fraud­u­len­ta, com o obje­ti­vo de desar­tic­u­lar um esque­ma de fraudes no sis­tema prev­i­den­ciário que ger­ou um pre­juí­zo esti­ma­do de mais de R$ 4,7 mil­hões aos cofres públi­cos. A inves­ti­gação, ini­ci­a­da em 2022, apon­ta que con­ta­dores for­mavam um grupo crim­i­noso que fal­si­fi­ca­va vín­cu­los empre­gatí­cios em sis­temas ofi­ci­ais para garan­tir a con­cessão inde­v­i­da de aposen­ta­do­rias e pen­sões.

Segun­do a PF, os sus­peitos inse­ri­am dados fal­sos no sis­tema SEFIP/Conectividade Social, sim­u­lan­do relações de tra­bal­ho com empre­sas sem ativi­dade econômi­ca ou ina­ti­vas, sem­pre com salários próx­i­mos ao teto do INSS. Ao todo, mais de 600 vín­cu­los extem­porâ­neos foram iden­ti­fi­ca­dos, com pelo menos 40 empre­sas já con­fir­madas como envolvi­das nas fraudes. Out­ras pes­soas jurídi­cas seguem sob inves­ti­gação.

A oper­ação cumpriu cin­co man­da­dos de prisão tem­porária e cin­co de bus­ca e apreen­são, expe­di­dos pela 2ª Vara Fed­er­al Crim­i­nal do Maran­hão. A ação é resul­ta­do do tra­bal­ho con­jun­to da Força-Tare­fa Prev­i­den­ciária, que envolve a PF, o Min­istério da Pre­v­idên­cia e a Coor­de­nação-Ger­al de Inteligên­cia da Pre­v­idên­cia Social (CGINP).

Os inves­ti­ga­dos poderão respon­der pelos crimes de este­lion­a­to majo­ra­do, asso­ci­ação crim­i­nosa, fal­si­dade ide­ológ­i­ca e inserção de dados fal­sos em sis­tema de infor­mações, com penas que, somadas, podem ultra­pas­sar 26 anos de prisão. A PF esti­ma que a sus­pen­são dos bene­fí­cios frau­da­dos poderá evi­tar um pre­juí­zo futuro de mais R$ 2,1 mil­hões.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x