A esposa do “rei da Lei de Incentivo” no Maranhão, Yuri Melo amigo de infância de Orleans Brandão , a médica Muriel Garcia Melo, também atua longe dos consultórios. Ela é empresária e dona da Guaratech Gestão e Serviços LTDA (CNPJ 47.316.753/0001–74), empresa que vem movimentando valores expressivos por meio da Lei de Incentivo. Entre os projetos financiados estão eventos como vaquejadas, festas de vaqueiro e a chamada “Festa do Galo Duro”, esta última captando R$ 500 mil pagos pelo Grupo Mateus, uma das empresas que mais destina recursos a projetos ligados ao casal. Somadas, as cifras ultrapassam facilmente R$ 1 milhão.
A médica Muriel também é sócia do marido em outras duas empresas: a Garmel Produções e Serviços LTDA e a M2G Produções e Eventos. Fontes apontam que a criação desses CNPJs pode ter sido apenas uma estratégia formal, já que segundo fontes , supostamente todas as decisões e captações seriam conduzidas diretamente por Yuri Melo, que tem forte influência na área cultural e na aprovação de projetos na SECMA, veja alguns títulos assinados pelo secretários Naldir Lopes e Yuri Arruda:
O que chama atenção é a facilidade com que novas empresas são abertas e rapidamente habilitadas para captar recursos milionários com o aval da Secretaria de Cultura e do Governo do Maranhão. Diante desses indícios, Ministério Público e Ministério Público Federal devem investigar a possível existência de favorecimento e uso indevido da Lei de Incentivo à Cultura no estado.