Maranhão virou terra de ninguém !! Aliados do governo fazem campanha antecipada e atropelam a Justiça Eleitoral

Maranhão virou terra de ninguém !! Aliados do governo fazem campanha antecipada e atropelam a Justiça Eleitoral

 

O Maran­hão vive mais um episó­dio que escan­cara a sen­sação de “ter­ra de ninguém” no cenário políti­co. Pedro Lucas, Paulo Casé e até o sobrin­ho do gov­er­nador pro­tag­oni­zaram um ato que, pela for­ma como foi con­duzi­do, se encaixa clara­mente no que a leg­is­lação clas­si­fi­ca como cam­pan­ha eleitoral ante­ci­pa­da. O even­to, apre­sen­ta­do como uma sim­ples reunião, tin­ha todos os ele­men­tos de um comí­cio camu­fla­do, com dire­ito a plateia uni­formiza­da e até bonés padroniza­dos, algo típi­co de even­tos cor­po­ra­tivos, não de encon­tros políti­cos pré eleitorais.

A con­dução do ato ficou nas mãos da vereado­ra Mag­nólia, no bair­ro da forquil­ha em São Luís , que trans­for­mou a reunião em um pal­co orga­ni­za­do para apre­sen­tar nomes já pos­tos como pré can­didatos a dep­uta­do fed­er­al, dep­uta­do estad­ual e até gov­er­no. Não se trata­va de um encon­tro infor­mal, tam­pouco de uma con­ver­sa políti­ca comum: havia dis­cur­so dire­ciona­do, exibição de poten­ci­ais can­didatos e demon­stração explíci­ta de apoio, ele­men­tos que con­fig­u­ram a práti­ca veda­da antes do iní­cio ofi­cial do perío­do eleitoral, veja a foto de Paulo Casé na eufo­ria do dis­cur­so de cam­pan­ha :

A leg­is­lação eleitoral é clara ao proibir atos que car­ac­ter­izem pedi­do explíc­i­to de voto ou que uti­lizem estru­tu­ra orga­ni­za­da para apre­sen­tar can­di­dat­uras antes da data per­mi­ti­da pelo cal­endário do TSE. Comí­cios dis­farça­dos, uso de far­da­men­tos, mobi­liza­ção orga­ni­za­da e apre­sen­tação públi­ca de can­didatos são pon­tos que podem con­fig­u­rar crime eleitoral, espe­cial­mente quan­do envolvem agentes públi­cos ou fig­uras influ­entes que dev­e­ri­am ser as primeiras a respeitar as nor­mas.

O mais escan­daloso, porém, é o silên­cio abso­lu­to dos órgãos fis­cal­izadores, aque­les que dev­e­ri­am agir de ime­di­a­to para coibir práti­cas ile­gais no perío­do pré eleitoral. Essa omis­são gera a per­cepção de sele­tivi­dade, favorec­i­men­to e desre­speito às regras que dev­e­ri­am valer para todos, mas parece que no Maran­hão só vale pra que não é alin­hado ao gov­er­no Brandão.

Leia Também:  Deputado Leandro Bello solicita redutores de velocidade e sinalização para BR-226 em Timon
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x