Justiça do Maranhão manda retirar fake news contra Felipe Camarão

Justiça do Maranhão manda retirar fake news contra Felipe Camarão

A Justiça maran­hense deter­mi­nou a reti­ra­da ime­di­a­ta de uma pub­li­cação no Insta­gram que atribuía ao vice-gov­er­nador e ex-secretário de Edu­cação, Felipe Cos­ta Camarão, supos­to envolvi­men­to em esque­mas de con­tratação irreg­u­lar de agên­cias de pub­li­ci­dade. A decisão desta­cou que o con­teú­do não apre­sen­ta­va provas e se basea­va ape­nas em espec­u­lações, uti­lizan­do expressões como “poderá rev­e­lar” e “supos­to esque­ma”.

Segun­do a rela­to­ria, a postagem ultra­pas­sa­va os lim­ites da críti­ca políti­ca legí­ti­ma e con­fig­u­ra­va abu­so no exer­cí­cio da liber­dade de expressão, por afe­tar dire­ta­mente a hon­ra, a imagem e a rep­utação de Camarão. Diante dis­so, foi con­ce­di­da tutela de urgên­cia para a remoção da pub­li­cação em até 24 horas, sob pena de mul­ta diária de R$ 1 mil, lim­i­ta­da a 60 dias.

A ordem judi­cial tam­bém deter­mi­nou que o Insta­gram adote medi­das para impedir a repub­li­cação do mate­r­i­al. Além dis­so, a decisão reforça que con­teú­dos dessa natureza podem ger­ar respon­s­abi­liza­ção por danos morais, já que acusações sem fun­da­men­to con­tra fig­uras públi­cas com­pro­m­e­tem não ape­nas a vida pes­soal dos atingi­dos, mas tam­bém a qual­i­dade do debate democráti­co, o jor­nal­is­mo sério com­bate a fake News , veja aqui a sen­tença Decisão (6)

Leia Também:  Município de Belágua é certificado pela 2ª vez com o Selo UNICEF
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x