Justiça dá prazo para Estado resolver problemas no Núcleo de Saúde da Penitenciária de Pedrinhas

Justiça dá prazo para Estado resolver problemas no Núcleo de Saúde da Penitenciária de Pedrinhas

 

A Justiça do Maran­hão deter­mi­nou que o Esta­do adote medi­das urgentes para solu­cionar os prob­le­mas estru­tu­rais e san­itários do Núcleo de Saúde do Com­plexo Pen­i­ten­ciário de Pedrin­has, em São Luís. A decisão, pro­feri­da pelo juiz Dou­glas de Melo Mar­tins, da Vara de Inter­ess­es Difu­sos e Cole­tivos, deu um pra­zo de seis meses para que o gov­er­no con­trate uma empre­sa ter­ce­i­riza­da respon­sáv­el pela limpeza diária das enfer­marias. Além dis­so, o Esta­do tem até um ano para realizar refor­mas que envolvem des­de a estru­tu­ra físi­ca até a aquisição de equipa­men­tos essen­ci­ais.

As condições precárias do Núcleo de Saúde foram con­statadas em inspeções da Defen­so­ria Públi­ca, que iden­ti­fi­cou fal­has como a fal­ta de camas hos­pi­ta­lares, ambulân­cias inad­e­quadas, insta­lações elétri­c­as expostas e infes­tação de inse­tos. A sen­tença evi­den­cia a omis­são do Esta­do em garan­tir o dire­ito fun­da­men­tal à saúde das pes­soas pri­vadas de liber­dade, violan­do a Con­sti­tu­ição Fed­er­al. A Justiça tam­bém esta­b­ele­ceu que em três meses o Esta­do apre­sente um crono­gra­ma de obras e, pos­te­ri­or­mente, os relatórios de vis­to­ria da Vig­ilân­cia San­itária e do Cor­po de Bombeiros.

O juiz Dou­glas Mar­tins desta­cou que o dire­ito à saúde é um dire­ito social fun­da­men­tal e que o Esta­do tem o dev­er de garan­tir assistên­cia médi­ca aos pre­sos, con­forme pre­vis­to na Lei de Exe­cução Penal. A sen­tença ain­da reforça a importân­cia de políti­cas públi­cas como o Plano Nacional de Saúde no Sis­tema Pen­i­ten­ciário, que asse­gu­ram a saúde inte­gral dos deten­tos. O caso rev­ela a urgên­cia de medi­das conc­re­tas para asse­gu­rar condições dig­nas de atendi­men­to à pop­u­lação carcerária.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x