Justiça condena vereadores de Bom Jardim por desvio e fraude em esquema milionário

Justiça condena vereadores de Bom Jardim por desvio e fraude em esquema milionário

 

Mais um escân­da­lo políti­co abala o municí­pio de Bom Jardim. A Justiça do Maran­hão, em ação movi­da pelo Min­istério Públi­co (MPMA), con­de­nou vereadores e ex-par­la­mentares por desviarem mais de R$ 108 mil da Câmara Munic­i­pal e tentarem enco­brir o crime com doc­u­men­tos fal­sos. A sen­tença foi pub­li­ca­da no dia 6 de setem­bro e pre­vê sanções sev­eras con­tra os envolvi­dos.

Entre os con­de­na­dos estão os vereadores Antônio Gomes da Sil­va, con­heci­do como Antônio Cesari­no, e Már­cio Sousa Pereira, além da ex-vereado­ra Ana Lídia Sousa Cos­ta, esposa de Cesari­no, do ex-vereador Manoel da Con­ceição Fer­reira Fil­ho, o Sinego, e do motorista Már­cio Almei­da da Sil­va. Segun­do a Justiça, todos tiver­am par­tic­i­pação ati­va no esque­ma de desvio.

O Min­istério Públi­co detal­hou que o plano começou quan­do Ana Lídia assum­iu interi­na­mente a presidên­cia da Câmara. Ela afas­tou o tesoureiro da época e nomeou alguém lig­a­do ao mari­do. Em poucos dias, uma série de saques foi fei­ta, reti­ran­do val­ores que somaram R$ 108.720,23 dos cofres públi­cos.

Para sus­ten­tar a farsa, os réus se mobi­lizaram para fal­si­ficar reci­bos de paga­men­to de salários, bus­can­do moradores da cidade dis­pos­tos a assi­nar os papéis. A manobra foi des­mas­cara­da com depoi­men­tos de teste­munhas e a com­pro­vação de que os doc­u­men­tos foram fab­ri­ca­dos.

A decisão judi­cial deter­mi­nou ressarci­men­to inte­gral do val­or desvi­a­do, sus­pen­são dos dire­itos políti­cos dos envolvi­dos, paga­men­to de mul­tas, ind­eniza­ções por danos morais cole­tivos e per­da de funções públi­cas, além da proibição de con­tratar com o poder públi­co. Antônio Cesari­no e sua esposa foram punidos com maior rig­or, incluin­do sus­pen­são políti­ca por dez anos.

O caso expõe nova­mente o des­gaste da classe políti­ca em Bom Jardim, que já foi pal­co de out­ros escân­da­los de cor­rupção. A con­de­nação serve de aler­ta, mas tam­bém reforça a descrença da pop­u­lação em rep­re­sen­tantes que dev­e­ri­am zelar pelo inter­esse públi­co, mas pref­er­em trans­for­mar o car­go em fonte de enriquec­i­men­to ilíc­i­to.

Leia Também:  PF desmascara esquema milionário com verbas da educação no Maranhão: prefeito e secretários afastados
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x