Juiz maranhense é investigado por inflar número de sentenças com uso irregular de IA

Juiz maranhense é investigado por inflar número de sentenças com uso irregular de IA

 

A Cor­rege­do­ria-Ger­al de Justiça do Maran­hão abriu uma sindicân­cia para inves­ti­gar o juiz Ton­ny Car­val­ho Araújo Luz, da 2.ª Vara da Comar­ca de Bal­sas, por sus­pei­ta de uso inad­e­qua­do de fer­ra­men­tas de inteligên­cia arti­fi­cial na elab­o­ração de sen­tenças judi­ci­ais. Segun­do apu­ração pre­lim­i­nar, o mag­istra­do teria aumen­ta­do sua pro­dução de decisões de uma média de 80 por mês para impres­sio­n­antes 969 ape­nas em agos­to de 2024 — um salto de pro­du­tivi­dade 12 vezes supe­ri­or ao padrão da unidade.

O cor­rege­dor-ger­al José Luiz Oliveira de Almei­da clas­si­fi­cou a situ­ação como “fora do padrão estatís­ti­co”, desta­can­do que o perío­do de pico coin­cide com a emis­são de decisões com aparên­cia padroniza­da, indí­cio de que fer­ra­men­tas de IA podem ter sido uti­lizadas de for­ma irreg­u­lar. A práti­ca vai de encon­tro às recomen­dações da própria Cor­rege­do­ria, que já havia ori­en­ta­do o juiz a não usar sis­temas de IA gen­er­a­ti­va não homolo­ga­dos para pesquisas jurispru­den­ci­ais.

As infor­mações sobre o caso vier­am à tona por meio do “site jurídi­co Dire­ito e Ordem”, do advo­ga­do Alex Fer­reira Bor­ral­ho, e foram con­fir­madas pelo jor­nal Estadão. O cor­rege­dor deter­mi­nou que a inves­ti­gação apro­funde o exame de práti­cas como a extinção de proces­sos sem jul­ga­men­to de méri­to e o uso de prece­dentes inex­is­tentes nas sen­tenças assi­nadas pelo juiz inves­ti­ga­do.

O municí­pio de Bal­sas, local­iza­do a 810 quilômet­ros de São Luís e com cer­ca de 100 mil habi­tantes, gan­hou destaque nacional após a divul­gação do caso. A Cor­rege­do­ria bus­ca garan­tir que decisões judi­ci­ais sejam fun­da­men­tadas con­forme o orde­na­men­to jurídi­co e não baseadas em automa­tismos incom­patíveis com a respon­s­abil­i­dade da mag­i­s­tratu­ra. Até o momen­to, o juiz Ton­ny Luz não se man­i­festou pub­li­ca­mente sobre a sindicân­cia.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x