Itapecuru-Mirim foi palco, na noite desta quarta-feira (19), de mais uma edição do movimento “Diálogos pelo Maranhão”, iniciativa liderada pelo vice-governador Felipe Camarão para ouvir de perto as necessidades, expectativas e propostas da população. O encontro reuniu moradores da sede, de diversos povoados e comunidades quilombolas, consolidando um processo participativo para a elaboração de um plano de governo baseado na realidade e na voz do povo maranhense.
Durante o evento, Camarão destacou que o objetivo central do movimento é garantir um espaço de escuta ativa e diálogo direto com a população, permitindo que cada região contribua com suas prioridades para a construção de políticas públicas eficientes. “Aqui em Itapecuru, o diálogo foi marcado por ampla participação popular e pela troca de experiências que evidenciaram desafios, potencialidades e caminhos para o desenvolvimento do Maranhão que cada um de nós queremos. Um estado de oportunidades e que atenda às necessidades de seu povo”, afirmou o vice-governador.
Entre as vozes presentes, a de Dona Cristina — mãe atípica e representante da agricultura familiar — ganhou destaque ao cobrar mais equidade e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e neurodivergentes. Ela reforçou que famílias como a sua enfrentam diariamente barreiras impostas pela falta de apoio do Estado e do município. “Precisamos de transporte digno, educação e políticas públicas que verdadeiramente olhem pela gente. Para que nossos filhos tenham o direito de viver e sobreviver”, disse.

A participação de representantes de comunidades quilombolas, lideranças locais e moradores de diferentes regiões reforçou a necessidade de incluir todas as perspectivas no planejamento estadual. As contribuições reunidas em Itapecuru passam agora a integrar uma base de propostas que servirá de referência para ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento social, econômico e cultural do Maranhão.
A secretária de Organização do PT em Itapecuru-Mirim, Graça do PT, ressaltou a importância do método adotado por Camarão. “O que o Felipe tem feito dá trabalho, mas é digno e correto. Por isso estou ao lado dele. Em Itapecuru e no Maranhão inteiro temos resultados do trabalho desenvolvido por ele, e tenho orgulho de caminhar por um Maranhão mais justo para todos nós”, declarou. Com mais essa edição dos “Diálogos pelo Maranhão”, Itapecuru reafirma o papel essencial dos municípios na construção coletiva de um projeto de futuro: um estado pensado com, para e pelo povo.
